COMUNICAÇÃO

Fotógrafo Sebastião Salgado morre aos 81 anos nesta sexta-feira

Natural de Minas Gerais, profissional é considerado um dos principais nomes da fotografia mundial
Por Bruno Fernandes 23/05/2025 - 12:30
A- A+
© Fernando Frazão/Agência Brasil
Sebastião Salgado anunciou aposentadoria do trabalho de campo
Sebastião Salgado anunciou aposentadoria do trabalho de campo

O fotógrafo Sebastião Salgado morreu nesta sexta-feira, 23, aos 81 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização fundada por ele e pela esposa, Lélia Wanick Salgado. Considerado um dos principais nomes da fotografia mundial, Salgado deixa dois filhos.

Natural de Minas Gerais, Salgado iniciou sua carreira em 1973. Desde então, percorreu mais de 100 países para documentar temas ligados ao trabalho, aos direitos humanos e à natureza por meio da fotografia.

Entre seus projetos mais conhecidos estão “Trabalhadores”, “Êxodos”, “Gênesis” e “Amazônia”. As séries foram expostas em museus e galerias internacionais e abordam mudanças sociais e ambientais no mundo.

Em 2014, sua trajetória foi retratada no documentário “O Sal da Terra”, dirigido por Wim Wenders e por seu filho, Juliano Ribeiro Salgado. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2015.

Salgado foi membro da agência Magnum Photos e ganhou prêmios como o World Press Photo e o Príncipe das Astúrias. Seu trabalho recebeu reconhecimento da crítica e do público ao longo de décadas.

Na área ambiental, fundou o Instituto Terra, que atua na recuperação da Mata Atlântica no Vale do Rio Doce. A iniciativa reflorestou milhares de hectares degradados desde o fim dos anos 1990.


Encontrou algum erro? Entre em contato