ACORDO

Arthur Lira articula mudanças na Câmara sobre blindagem e anistia

Deputado participou de negociações que resultaram em duas aprovações em 24 horas
Por Redação 18/09/2025 - 15:12
A- A+
Cortesia
O deputado federal, Arthur Lira
O deputado federal, Arthur Lira

O deputado Arthur Lira, ex-presidente da Câmara, articulou a aprovação de duas propostas em menos de 24 horas que tratam da blindagem de parlamentares e da anistia a condenados por tentativa de golpe de Estado. As medidas foram aprovadas com apoio de parte do PT e partidos aliados ao governo. As informações são da coluna do José Casado do site Veja.

A primeira votação aprovou uma proposta de emenda constitucional que impede investigação, processo judicial e condenação de parlamentares. O texto passou por dois turnos e obteve 45 votos a mais que o mínimo necessário de 308.

Horas depois, a Câmara aprovou o regime de urgência para a análise de um projeto de lei de anistia. O texto ainda não existe, mas a proposta prevê beneficiar condenados e futuros sentenciados relacionados à tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023.

As negociações foram conduzidas por Lira em resposta à investigação do Supremo Tribunal Federal sobre suspeitas de corrupção com emendas parlamentares, no caso conhecido como orçamento secreto. O deputado uniu seu interesse ao de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, buscando pressionar o Judiciário.

Apesar das aprovações na Câmara, a chance de avanço no Senado é considerada remota. O governo Lula liberou partidos aliados para apoiar as propostas, e uma parte da bancada do PT votou favoravelmente, enquanto outros integrantes argumentaram que o gesto buscava garantir diálogo com o Centrão.


Encontrou algum erro? Entre em contato