Política

Audiência na Itália sobre extradição de Zambelli deve ocorrer até dezembro

Corte de Apelação de Roma ainda não definiu a data, mas prazo está contando desde o dia 22 deste mês
Por Redação 26/10/2025 - 09:10
A- A+
Lula Marques/ Agência Brasil
Carla Zambelli está presa na Itália, onde o Ministério Público se manifestou de forma favorável à extradição
Carla Zambelli está presa na Itália, onde o Ministério Público se manifestou de forma favorável à extradição

A audiência que vai resultar na primeira decisão sobre a extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP) deve acontecer até o começo de dezembro na Itália. A data ainda não foi marcada pela Corte de Apelação de Roma, mas a contagem para que seja fixada começou a partir do parecer do Ministério Público, depositado no tribunal na última quarta-feira (22). A informação é da Folhapress.

Já o veredito final sobre a extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) deve sair apenas em 2026, segundo informações da coluna de Lauro Jardim, do Globo. O atraso se deve à tramitação lenta na Justiça italiana e à possibilidade de recursos sucessivos das partes envolvidas.

Pelo tratado entre Brasil e Itália sobre o tema, entre os requisitos, é preciso que os crimes pelos quais a pessoa é condenada sejam puníveis nos dois países com pena privativa de liberdade. Outro ponto é que só pode ser extraditada uma pessoa condenada que tenha tido os direitos mínimos de defesa assegurados no país de origem.

A parlamentar está presa cautelarmente no país europeu, por decisão da Corte de Apelação de Roma, que considerou haver grave risco de fuga. A AGU atua no processo de extradição da parlamentar com o objetivo de fazer cumprir as determinações da Justiça brasileira.

Zambelli foi acusada de participar da invasão do sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para emitir um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato