Arcanum
PF desarticula esquema de tráfico e lavagem de dinheiro em Alagoas
Operação cumpre 13 mandados e investiga movimentação de R$ 22 mi
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 30, a Operação Arcanum, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro. A ação ocorre simultaneamente em Alagoas, Sergipe, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, onde são cumpridos 13 mandados judiciais — sendo sete de prisão e seis de busca e apreensão.
De acordo com a PF, o grupo investigado movimentou cerca de R$ 22 milhões por meio de empresas de fachada e pessoas interpostas, operando uma estrutura ramificada em diferentes estados. A organização é suspeita de traficar drogas e ocultar patrimônio obtido com o crime, utilizando mecanismos de lavagem de capitais.
Durante a operação, os agentes prenderam um foragido da Justiça que tinha mandados por tráfico de drogas e homicídio qualificado. No local da prisão, foi apreendida uma arma de calibre restrito, e o suspeito foi autuado em flagrante.
Os policiais também apreenderam documentos, dinheiro e mídias eletrônicas, que serão analisados para o aprofundamento das investigações. As diligências ocorrem principalmente em Maceió (AL), Aracaju (SE), Montes Claros (MG) e Campo Grande (MS).
A Operação Arcanum é resultado de seis meses de investigações, iniciadas a partir de apreensões anteriores de drogas. A ofensiva é coordenada pela Superintendência da PF em Sergipe, com o apoio das unidades regionais dos demais estados envolvidos. As investigações seguem em andamento, e novas informações devem ser divulgadas ao longo do dia pela Polícia Federal.



