redes sociais
Nova moda leva homens a raspar os cílios e preocupa especialistas
Prática ganha força entre jovens e deixa profissionais de saúde em estado de atenção
Uma nova tendência nas redes sociais, especialmente no TikTok, tem chamado a atenção de especialistas da área da saúde: homens raspando ou cortando completamente os cílios diante da câmera. Um dos vídeos que impulsionou a moda ultrapassou mais de 2 milhões de visualizações, estimulando outros usuários a repetir a prática.
Diferente de quadros clínicos como a tricotilomania, condição em que a pessoa arranca pelos do corpo de forma compulsiva, esse movimento tem caráter exclusivamente estético e tem sido adotado por jovens que buscam uma aparência considerada mais masculina.
De acordo com o oftalmologista Eglailson Dantas, da Unimed Maceió, esse comportamento é potencialmente perigoso, porque sem os cílios o olho fica mais exposto a partículas, poluentes e micro-organismos facilitando quadros irritativos e infecciosos.
“A raspagem muito rente pode causar trauma local machucando a pele, inflamando folículos e causando blefarite. Outra consequência é o crescimento anormal dos cílios em direção à córnea causando trauma que pode levar a úlceras de córnea. Não podemos deixar de levar em consideração a questão do trauma direto imediato às pálpebras e à córnea, por exemplo”, afirma o médico.
Com o aumento da circulação dessa moda, cresce também a preocupação com danos duradouros e, segundo o especialista, esse risco não deve ser subestimado. Embora os cílios tendam a crescer novamente após algumas semanas, o médico reforça que isso não elimina totalmente a possibilidade de consequências sérias. “Lesões mais graves decorrentes de traumas diretos ou de infecções secundárias podem deixar sequelas”, alerta.
Já raspei. E agora?
Para quem já aderiu à tendência e removeu os cílios recentemente, o médico orienta qual cuidado deve ser adotado. “Caso sinta dor, sensação de areia, lacrimejamento, vermelhidão e secreção,é importante procurar um oftalmologista”, alerta Eglailson.Além de comentar os riscos imediatos associados à retirada dos cílios, o especialista também detalha que os cílios têm, justamente, a função de proteção ocular agindo como barreira física. Além disso atuam no reflexo palpebral e regulam o fluxo de ar ajudando a evitar o ressecamento ocular.



