Publicidade x política
Entenda a polêmica entre a direita e Havaianas após novo comercial
Campanha publicitária gerou reação de parlamentares conservadores
Um comercial da Havaianas estrelado por Fernanda Torres provocou reação de políticos brasileiros ligados à direita e gerou pedidos de boicote à marca nas redes sociais. A discussão ganhou repercussão nacional e ultrapassou o campo publicitário.
Na campanha, lançada para a virada do ano, a atriz afirma que não deseja que o público comece 2026 “com o pé direito”
"Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar... a sorte não depende de você. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés, os dois pés na estrada na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma", diz Fernanda.
A frase faz um jogo de palavras para defender a ideia de começar o ano “com os dois pés”, associando atitude, movimento e iniciativa pessoal.
Parlamentares conservadores interpretaram o conteúdo como uma provocação política. O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro publicou um vídeo em que aparece descartando um par de sandálias da marca e afirmou que começaria o ano “com o pé direito, mas não de Havaianas”.
O deputado Nikolas Ferreira também criticou a campanha e incentivou seguidores a deixarem de consumir os produtos da empresa. Outros influenciadores e políticos alinhados à direita aderiram ao discurso e passaram a associar a marca a um suposto posicionamento ideológico.
Além da mensagem do comercial, críticos apontaram a escolha de Fernanda Torres como simbólica. A atriz venceu recentemente o Oscar pelo filme Ainda Estou Aqui, que aborda o período da ditadura militar no Brasil, o que reforçou leituras políticas sobre a campanha.
A polêmica também teve reflexos no mercado financeiro. Na segunda-feira, 22, as ações preferenciais da Alpargatas, controladora da Havaianas, registraram queda de cerca de 3%. Até o momento, a empresa não se pronunciou oficialmente sobre o caso.



