Vôlei de praia
Jogadora Carol Solberg é suspensa após comemorar prisão de Bolsonaro
Punição da Federação Internacional de Voleibol foi aplicada por “conduta antiesportiva"
A jogadora de vôlei de praia Carol Solberg foi suspensa por um torneio pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) após fazer uma declaração política durante entrevista em quadra ao fim de uma etapa do Circuito Mundial no ano passado. A informação foi divulgada pelo jornalista Juca Kfouri, no portal UOL, e confirmada pela equipe da atleta, que preferiu não comentar a decisão.
Segundo a FIVB, a punição se baseia no Artigo 8.3 do Regulamento Disciplinar, que enquadra como conduta antiesportiva manifestações que possam trazer descrédito ao esporte ou à entidade. A federação informou que a decisão ainda é passível de recurso.
A declaração ocorreu em 23 de novembro de 2025, após a conquista da medalha de bronze no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia de Adelaide 2025, disputado na Austrália. Na ocasião, a atleta celebrou a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a entrevista oficial do torneio.
Com a suspensão, Carol não poderá disputar a primeira etapa do Circuito Mundial da temporada de 2026. O evento será realizado na capital paraibana, no estado da Paraíba. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) não se pronunciou sobre o caso.
Em nota, a FIVB afirmou que a sanção foi aplicada por manifestação de natureza antidesportiva feita após a disputa do terceiro lugar no Mundial e reiterou o compromisso de manter um ambiente “justo, respeitoso e focado no esporte”.
Confira a nota oficial da FIVB na íntegra:
O Painel Disciplinar da FIVB impôs uma suspensão de um torneio a Carolina Solberg Salgado por uma manifestação de natureza antidesportiva, baseada nas declarações políticas que ela fez durante a entrevista pós-jogo na quadra, após a disputa do terceiro lugar no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia de Adelaide 2025. Esta decisão foi tomada de acordo com o Artigo 8.3 do Regulamento Disciplinar da FIVB.
A decisão está atualmente sujeita à possibilidade de recurso.
A FIVB mantém o compromisso de garantir um ambiente justo, respeitoso e focado no esporte, onde os atletas possam competir da melhor forma possível.



