Saúde
Laboratório de análises clínicas amplia serviços na Santa Casa Farol
Hospital passa a dispor de exames rápidos, o que permitirá mais agilidade nos diagnósticos
Com a benção do capelão da Santa Casa de Maceió, padre Cícero Lenisvaldo, a Santa Casa Farol inaugurou, nesta terça-feira (25), um laboratório de análises clínicas, garantindo mais agilidade no diagnóstico e maior suporte aos serviços de UTI, Emergência, Oncologia e Internamento. A iniciativa, que atende a uma demanda dos médicos do hospital e à recomendação da Vigilância Sanitária, passa a funcionar no dia 1° de dezembro e, em breve, deve ser ampliada para o atendimento do público em geral.
Durante a solenidade, o provedor da instituição, Humberto Gomes de Melo, destacou que o investimento amplia o suporte à saúde em Alagoas. “É mais um momento de satisfação para todos nós, mesmo diante dos desafios vividos pelo setor hospitalar. Vemos a necessidade desse investimento para atender a comunidade do entorno e, principalmente, os pacientes que procuram a Santa Casa Farol. Pedimos a Deus que tudo corra bem e que mais pessoas possam ser assistidas pela Santa Casa”, afirmou.
Para a coordenadora do Serviço de Farmácia da Santa Casa de Maceió, Lizete Vitorino, a estrutura representa um marco histórico para a unidade. “Os pacientes da Santa Casa Farol precisavam dessa disponibilidade de exames rápidos, sobretudo exames beira-leito para UTIs, Unidades de internação e Pronto Atendimento para crianças e gestantes. Agora, conseguimos estruturar um fluxo de atendimento que garante agilidade na liberação dos laudos e assegura mais qualidade na assistência. A tecnologia empregada e os profissionais qualificados reforçam esse novo padrão de atendimento”, explicou.
O laboratório passa a operar 24 horas por dia, com uma equipe formada por quatro biomédicos e cinco técnicos de laboratório, além da supervisão técnica-administrativa. Entre os principais exames realizados estão os do painel cardíaco (como troponina, CK-MB e mioglobinhemograma), fundamentais para o diagnóstico rápido de infarto, e outros testes classificados como Point of Care, que exigem respostas imediatas para decisões clínicas urgentes.
Segundo o supervisor técnico e administrativo do laboratório, o farmacêutico bioquímico, Rodrigo Rocha, a partir de dezembro, o serviço atenderá todas as estruturas internas da unidade, incluindo a Oncologia Pediátrica. “Com a estrutura que temos hoje, conseguimos quadruplicar a demanda, mantendo eficiência e qualidade nos resultados”, afirmou.



