CORONAVÍRUS
Maceió registra aumento nas hospitalizações por suspeita de covid-19, aponta estudo

Maceió exibe sinais de aumento nas hospitalizações por suspeita de covid-19. Esse é um dos dados levantados pelo Infogripe, grupo da Fiocruz que acompanha as internações hospitalares por síndrome respiratória aguda grave, corrige atrasos de notificação e calcula a probabilidade de crescimento de contágio.
Além da capital alagoana, outras estariam no mesmo embalo: Aracaju (SE), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AM) e Salvador (BA). Belém (PA), São Luís (MA) e São Paulo (SP) apresentam sinais moderados.
Esta é a primeira semana que São Paulo dá sinais de que parou de cair e pode ver o contágio voltar a crescer. Esse aumento de internações ― concentrado especialmente em capitais do Nordeste, ainda está muito distante da demanda apresentada no auge da crise.
Desde então, o país fechou 65% das vagas de UTI abertas emergencialmente e as medidas de distanciamento começaram a ser relaxadas à medida que os casos diminuíam.
Porém esse relaxamento, somado à preocupação com as movimentações decorrentes da campanha eleitoral, têm feito alguns estados voltarem a sofrer pressão em seus sistemas de saúde, recuando da flexibilização do isolamento e anunciando a reabertura de novos leitos.
O médico Marcio Sommer Bittencourt, do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, afirma que há lugares do Brasil que mostram uma tendência de crescimento da pandemia, mas que os dados disponíveis neste momento são insuficientes para cravar que há risco de uma nova onda de infecção.
Ele pondera que todos os dados usados para acompanhar o curso da pandemia têm alguma limitação ― desde atraso na notificação de hospitalização até subnotificação de casos e a baixa testagem.
“Testamos menos do que deveríamos, e várias cidades têm uma virada de curva, mas é um aumento gradual. Para a proporção da primeira grande onda, é menos descontrolada”, observou. Confira reportagem na íntegra aqui.
Publicidade
Continua após a publicidade