CORONAVÍRUS

Estoque de vacinas para 2° dose será usado para ampliar vacinação em Alagoas

Governo federal autorizou a aplicação imediata dos imunizantes entregues a estados e municípios
Por Tâmara Albuquerque 22/03/2021 - 09:10
Atualização: 22/03/2021 - 09:41

ACESSIBILIDADE

Agência Alagoas
Vacinas guardadas para 2° dose vão ser usadas na vacinação dos grupos de risco
Vacinas guardadas para 2° dose vão ser usadas na vacinação dos grupos de risco

O governo do estado vai utilizar na população de Alagoas o estoque de vacinas que seria destinado à aplicação da segunda dose dos imunizantes, segundo autorização do Ministério da Saúde, anunciada neste sábado (20). A recomendação é para utilização imediata de todas as vacinas contra a covid-19 que foram entregues aos estados e municípios.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) aguarda orientações técnicas para anunciar o quantitativo de doses e mesmo a ampliação da vacinação no estado. Mais de 198 mil pessoas já foram vacinadas em Alagoas, sendo 149.958 pessoas com a primeira dose, e 48.923 já imunizadas com a segunda dose, segundo a Sesau. 

A nova diretriz para vacinação anunciada pelo Ministério da Saúde foi autorizada em função da confirmação de entregas semanais de vacinas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan. Dessa forma, a medida vai ampliar o número de vacinados em todo o país.

A recomendação já está valendo para as 5 milhões de doses que foram entregues no final de semana pelos dois órgãos. Segundo o Ministério, a liberação das doses que seriam mantidas em estoque estava em estudo há duas semanas e foi implementada após o aceleramento da produção nas duas instituições brasileiras com a chegada de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado.

Publicidade

Continua após a publicidade




Encontrou algum erro? Entre em contato