NOVO DECRETO
Governador faz apelo para que população use máscaras e estabelece medidas restritivas

O governador Renan Filho fez um apelo nesta quinta-feira, 27, para que a população use máscara de proteção e evite a proliferação da covid-19, em Alagoas. O pedido foi feito durante durante a entrevista coletiva que anunciou o novo decreto e as medidas mais rígidas para conter o avanço doença.
"A máscara protege a pessoa. Se todo mundo usa máscara, o cidadão se protege e protege o outro também. Essa coisa da máscara é incrível. Quando a gente usa uma máscara, a gente pensa que está se protegendo apenas, mas não é apenas isso, a gente está protegendo o outro mais do que a nós mesmos", disse o governador.relacionadas_esquerda
Ainda durante a coletiva, Renan Filho fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro que junto ao prefeito JHC (PSB) e outros políticos de Alagoas, gerou aglomeração de pessoas no último dia 13.
“O presidente da República tem dado péssimos exemplos nos últimos dias. De maneira que incentiva as pessoas a não usarem máscara, desdenha de aglomeração e desvaloriza vacinas. Isso muito afeta o Brasil nessa pandemia", afirmou Renan Filho.
Poucos minutos depois do apelo, o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou mais 606 novos casos e outras 18 mortes causadas pela covid-19, nas últimas 24 horas, em Alagoas.
Dessa forma, o estado tem um total de 190.985 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 3.202 estão em isolamento domiciliar. Com isso, Alagoas tem 4.679 óbitos por Covid-19.
Outros 182.302 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 16.025 casos em investigação laboratorial. Foram registradas 18 mortes em território alagoano.
Novas medidas
Renan Filho (MDB) também anunciou nesta quinta-feira o retorno de todos os municípios do estado para a Fase Vermelha, considerada mais restritiva no enfrentamento à pandemia de covid-19. O novo documento começa a valer partir de amanhã, 28, e vai vigorar até o dia 10 de junho.
Com o novo decreto o toque de recolher volta a vigorar das 21h até às 5h e as lojas dos Centros das cidades e lojas de rua só poderão funcionarão das 9h às 17h, sendo vedada a abertura aos sábados, domingos e segundas. Confira os demais seguimentos:
- Lojas do centro: De 9h às 17h e proibido o funcionamento aos sábados, domingos e segundas-feiras;
Lojas de rua e galerias: De 10h às 18h, proibido o funcionamento aos sábados, domingos e segundas-feiras;
Shoppings:- de 11h às 20h, proibido o funcionamento aos sábados, domingos e terças-feiras;
Bares e restaurantes: de 5h às 20h, de segunda a sexta, proibido o funcionamento aos sábados e domingos (delivery e pegue & pague permitido);
Praias, calçadões e clubes: De segunda a sexta-feira, em pequenos grupos ou individualmente, proibido o funcionamento aos sábados e domingos.Publicidade
Continua após a publicidade