CORONAVÍRUS
Municípios só vão liberar vacinas para adolescentes com aval do ministério
Conselho de secretários orienta reforço da 2ª dose nas cidades que encerrar vacinação para 18 anos
Alagoas só vai adotar a vacinação contra o coronavírus em jovens abaixo de 18 anos de idade quando houver autorização do Ministério da Saúde. O mesmo ocorrerá para a oferta da 3ª dose de vacina ao público prioritário.
Segundo o consultor técnico do Consems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas), a orientação para os municípios é que ao terminar a vacinação para a faixa etária de 18 anos, as secretarias sigam com esforços para aplicar a 2ª dose em remanescentes.
A decisão, no entanto, não é comum a todos os estados da federação. A cidade de São Paulo, por exemplo, iniciou e segue com a vacinação contra covid-19 em adolescentes de 12 a 15 anos. No caso paulista a decisão é para vacinar esse público desde que apresente comorbidades. Gestantes e puérperas desta mesma faixa etária também estão recebendo a primeira dose do imunizante. Para esses jovens será aplicado, exclusivamente, o imunizante da Pfizer, o único que foi autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para essa faixa etária.
Na reunião quinzenal da Comissão da Saúde, promovida pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o consultor lembrou que as últimas distribuições das vacinas realizadas pelo governo estadual não estão mais acontecendo por faixa etária, mas com base no percentual da população acima de 18 anos que ainda falta vacinar. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o estado falta vacinar 24% da população acima de 18 anos.
“Quero deixar claro que até o momento nós não temos nenhuma orientação para iniciar a vacinação dos adolescentes, como também da aplicação de uma 3ª dose. Isso vai acontecer, mas ainda estamos aguardando as notas técnicas do Ministério da Saúde para fazer a compactuação. Nossa orientação é que após terminar os 18 anos, os municípios devem focar na segunda dose, aproveitar os recursos humanos para fazer um mutirão pela segunda dose, pois ainda encontramos evasão”, afirmou Sival.
Alagoas recebeu na segunda-feira (23) um novo lote e vacina com 127.080 doses, sendo 31.900 doses da CoronaVac, 33.930 da Pfizer e 61.250 da AstraZeneca.
Publicidade
Continua após a publicidade