CORONAVÍRUS
População aguarda anúncio da 3ª dose da vacina em Alagoas

A aplicação da terceira dose de vacina contra a covid em idosos acima de 70 anos começa a valer a partir desta quarta-feira (15), segundo o Ministério da Saúde. Algumas capitais já anteciparam essa aplicação, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Salvador, Aracaju, São Luís, Goiânia, Vitória, Campo Grande, Rio Branco, Boa Vista e Palmas. O reforço da vacina ainda não foi anunciado pelo secretário da Saúde, Alexandre Ayres, em Alagoas.
No entanto, ainda hoje deve chegar ao estado mais um lote de imunizantes da Pfizer, que no país está sendo usado para 3ª dose. A remessa está prevista para chegar à tarde e é composta por 18.720 doses, que desembarcam às 14h35 no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia anunciado no dia 24 de agosto que essa dose de reforço seria destinada, inicialmente, a idosos acima de 80 anos e imunosuprimidos. Mas em um boletim divulgado na segunda-feira (13), o ministério anunciou que a aplicação já está autorizada para pessoas acima de 70 anos.
A aplicação deve contemplar idosos a partir de 70 anos, que completaram o esquema vacinal há mais de 6 meses, e imunosuprimidos que tenham sido imunizados há pelo menos 21 dias, segundo a pasta.
Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 3.950.486 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen, segundo o governo. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) no estado, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 3.295.270 doses de vacinas para os 102 municípios.
Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 2.910.153 doses. Deste total, 1.943.273 de pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 966.880 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).
Publicidade