assembleia legislativa
Padre Júlio Lancellotti pode receber título de Cidadão Honorário de Alagoas
Projeto de autoria de Ronaldo Medeiros reconhece atuação do religioso na defesa dos direitos humanosA Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) começou a analisar o projeto de lei que concede o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao padre Júlio Renato Lancellotti, conhecido por seu trabalho em defesa da população em situação de rua e dos direitos humanos. A proposta, de autoria do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), foi lida em plenário durante a sessão ordinária desta terça-feira, 7.
Segundo o texto, a homenagem é concedida “em reconhecimento à relevante atuação em defesa dos direitos humanos, da dignidade da pessoa humana e da inclusão social”. O projeto deve ser aprovado pelo plenário nas próximas sessões, seguindo o rito comum da Casa, onde esse tipo de homenagem costuma ser aprovado por unanimidade — ainda que, como de costume, com eventuais trocas de críticas políticas entre aliados e opositores.
Na justificativa, Medeiros destacou que o sacerdote paulista é uma figura de “reconhecida relevância nacional” e símbolo da luta contra a exclusão, a violência e o preconceito. Coordenador da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, padre Júlio tem atuação voltada à proteção de pessoas em vulnerabilidade social, crianças, idosos, imigrantes, pessoas com deficiência e outros grupos marginalizados.
“O Parlamento Alagoano presta justo reconhecimento a um brasileiro cuja trajetória inspira e fortalece a luta por uma sociedade mais justa, humana e fraterna”, afirmou Medeiros no texto que acompanha o projeto.