DELMIRO GOUVEIA
Município do Sertão antecipa 2ª dose da vacina Pfizer

Os habitantes de Delmiro Gouveia que tomaram a primeira dose da vacina da Pfizer contra o coronavírus vão poder adiantar a segunda dose. Antes, o prazo se estendia por 12 semanas, agora, serão apenas 56 dias ou 7 semanas de espera entre as duas doses para completar o ciclo vacinal. Desta forma, quem se vacinou até o dia 15 de setembro já está apto para tomar a 2ª dose.
Apesar disso, a ausência dos documentos não deve ser empecilho para o acesso à vacina, segundo garante a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Programa Nacional de Imunização (PNI). A pessoa que por motivos diversos esteja sem os documentos deve procurar o coordenador (a) da vacinação para ter garantido o acesso ao imunizante.
De acordo com a a prefeita Ziane Costa, o município já vacinou 54% da população acima de 12 anos e não registra casos ativos de covid-19. São considerados casos ativos todos aqueles confirmados que não evoluíram a óbito e não se enquadram nos critérios de recuperados.
“Avançamos na vacinação e queremos garantir mais proteção à população. Com a antecipação da segunda dose, poderemos acelerar a cobertura de vacinação completa em Delmiro Gouveia, que hoje atinge mais de 54% da população acima de 12 anos. Os números mostram a importância da vacinação, onde não temos mais casos ativos na cidade e, os casos suspeitos também estão controlados. Se continuarmos neste ritmo, e a população se comprometer em comparecer aos locais de vacinação, iremos ter um futuro melhor para todos”, destacou a prefeita.