COVID-19

Alagoas aguarda nota técnica do MS para liberar dose de reforço para adultos

Decisão de ampliar a oferta foi tomada com base em dois estudos
Por Bruno Fernandes 16/11/2021 - 16:01
Atualização: 16/11/2021 - 16:05

ACESSIBILIDADE

Secom Maceió
Vacinação em Maceió
Vacinação em Maceió

Alagoas vai seguir a orientação do Ministério da Saúde e aplicar a dose de reforço da vacina contra a covid-19 em todos os adultos, informou nesta terça-feira, 16, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A recomendação foi feita hoje pela pasta federal e o reforço poderá ser tomado cinco meses após a aplicação da segunda dose. A pasta planeja concluir até maio de 2022 a aplicação da dose de reforço em toda a faixa acima de 18 anos.

"Hoje nós sabemos que é necessária uma proteção adicional dessa vacina. Como temos um quantitativo, não será um esforço muito grande. A sequência é: completou cinco meses da segunda dose, receberá uma dose de reforço, preferencialmente com uma vacina diferente", disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Segundo a Sesau, a Assessoria do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas aguarda apenas o envio de uma nota técnica do MS, para liberar no estado a aplicação da dose adicional.

Nesta terça-feira, 16, alagoas recebeu mais um lote de doses do imunizante Pfizer para continuar a Campanha de Vacinação contra a covid-19. A nova remessa é formada por 108. 810 doses e também foi enviada pelo Ministério da Saúde (MS).

A decisão de ampliar a oferta da dose de reforço para toda a população adulta foi tomada com base em dois estudos contratados pelo ministério, com a Fundação Oswaldo Cruz e com a Universidade de Oxford.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato