Em Avaliação
Governo anuncia aumento de testagem, leitos e centrais gripais
Decisão sobre carnaval e restrições à economia depende de estudo que será realizado até a próxima semana
Alagoas entra em estado de alerta em decorrência da alta nos casos de covid-19 e de influenza, mas as medidas que serão adotadas para enfrentamento dessa situação ainda serão definidas na próxima semana. Por enquanto, o governador Renan Filho garantiu o aumento da testagem para detecção do coronavírus, com a distribuição de 150 mil testes rápidos aos municípios, além de nova mudança na estrutura de atendimento para casos suspeitos de síndrome gripal com a instalação de tendas nas unidades de saúde.
Outra medida citada pelo governador foi a ampliação de leitos clínicos e de UTI na rede hospitalar. O número, no entanto, não foi anunciado. Em coletiva realizada no início desta noite, Renan Filho e secretários também anunciaram a distribuição de 30 ambulâncias para reforçar o transporte de pacientes do interior às unidades de atendimento de covid-19.
Por enquanto, o governador não quis bater o martelo em relação à necessidade de adotar medidas restritivas de circulação de pessoas ou fechamento do comércio. Segundo ele, será necessário fazer uma avaliação sobre o impacto da vacinação na população alagoana para determinar se as medidas fazem sentido. Em princípio, o aumento dos casos de covid-19 e síndrome gripal deve interferir apenas na realização de eventos de pequenos e médios portes para aglomeração de pessoas. Não há nenhuma decisão do governo sobre a realização do carnaval, que este ao acontecerá no final de fevereiro.
Nesta quinta-feira, 6, o boletim epidemiológico da Saúde confirmou 142 novos casos de Covid-19 em Alagoas sem registro de óbitos. O secretário da Saúde, Alexandre Ayres, disse que, por enquanto, o aumento de casos de covid-19 e gripes provocou uma pressão sobre o atendimento nas UPAs, que ficaram superlotadas, mas ainda não há reflexo disso no número de internamentos.
Santa Casa
Nesta quinta-feira, o diretor médico da Casa de Maceió, Artur Gomes Neto, fez um alerta sobre o crescimento do número de casos de síndromes gripais em Alagoas. Segundo o gestor, que também é pneumologista e cirurgião torácico, a população precisa atender, de forma urgente, às recomendações de distanciamento social.
"Estamos com nossas emergências lotadas de pacientes gripados, muitos deles com covid-19. Já há a necessidade de criar leitos e vagas de UTI para podermos atender à essa população que necessita de atendimento nesse momento. Não podemos voltar a viver 2020, nem 2021. Todos se lembram da quantidade de mortes que eram registradas diariamente. Só depende de nós. Usem máscara, evitem aglomerações, vacinem-se, e lavem sempre as mãos", apela Artur Gomes Neto.