CORONAVÍRUS

Alagoas ainda não registra casos de Covid-19 pela variante Ômicron

Por Tamara Albuquerque 10/01/2022 - 14:30
Atualização: 10/01/2022 - 14:59

ACESSIBILIDADE

Agencia Brasil
Ilustração da nova variante do coronavírus
Ilustração da nova variante do coronavírus

Alagoas ainda não registra nenhum caso da variante Ômicron do coronavírus, que chegou neste final de semana ao vizinho Pernambuco, com detecção em 21 pessoas. Pelo menos 11 estados e o Distrito Federal já confirmaram casos de covid-19 pela variante mais transmissível do vírus. A covid entre alagoanos ainda envolve a cepa Delta do vírus. O registro de epidemiologia e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vão divulgar quando houver o aparecimento de casos pela nova variante no estado.

Os pacientes de Pernambuco realizaram testagem entre 15 e 31 de dezembro. Eles são da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão do São Francisco, além de Fernando de Noronha. Não há registro de óbito. Nas outras 59 (73%) amostras foi detectada a cepa Delta. 

Até agora os estados que registraram a presença da variante Ômicron foram São Paulo.Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Amazonas, Tocantins, Distrito Federal.

Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), a Ômicron é mais resistente às vacinas disponíveis no mundo contra as demais variantes e se espalha mais rápido. 

Nesta segunda-feira o ministro da Saúde, Marcelo Queroga afirmou que não está sendo observado, no país, “aumento proporcional no número de óbitos”, por conta da doença. Nesse sentido, acrescentou, o Brasil deverá ter, “desempenho semelhante ao que ocorre em países da Europa como Espanha, Reino Unido e França, onde houve incremento de casos mas não houve subida de óbitos”.


Encontrou algum erro? Entre em contato