COVID-19

Sem estoque, Maceió suspende vacinação para crianças de 5 a 11 anos

Município aguarda, sem data prevista, recebimento de novas doses do Ministério da Saúde
Por Tamara Albuquerque com SMS/Maceió 08/12/2022 - 10:42

ACESSIBILIDADE

SMS/Maceió
Novamente, vacinação contra covid-19 é suspensa por falta de vacinas
Novamente, vacinação contra covid-19 é suspensa por falta de vacinas

No aguardo do envio de um novo lote de doses pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió suspenderá temporariamente, a partir desta quinta-feira (08), a aplicação de doses do imunizante da Pfizer Pediátrica contra a Covid-19. A vacina é direcionada para crianças entre 5 e 11 anos. A situação é recorrente desde o início da pandemia e tem confundido à população sobre a campanha de vacinação.

Segundo a secretaria, a vacinação com esse imunizante será retomada de imediato, assim que o Ministério encaminhe um novo quantitativo de doses do imunizante. Não foi divulgada pela secretaria uma data para o retorno da vacinação, o que dá a entender que não há previsão de abastecimento por parte do ministério.

“Temos trabalhado continuamente e com inúmeras estratégias para garantir a imunização de todos os públicos contra a Covid-19 e só agora suspendemos a aplicação do imunizante da Pfizer Pediátrica – como vem ocorrendo em outras capitais do país – devido à falta do insumo”, frisou a gerente de imunização do município, Eunice Amorim.

O mesmo procedimento foi adotado no início deste mês, quando foi finalizado, em Maceió, o estoque de doses dos imunizantes da Astrazeneca e Coronavac, também utilizados contra a Covid-19. Após haver a reposição dessas doses pelo Ministério, as equipes voltaram a aplicar o imunizante nos pontos de vacinação da capital.

Segundo o vacinômetro (https://vacina.maceio.al.gov.br), Maceió já distribuiu 2.267.370 doses de vacinas contra a covid-19 desde o início da estratégia no País. O site mostra que atualmente a capital alagoana está na 3ª fase de vacinação. Confira:

Grupo Atual:

Pessoas Imunossuprimidas, para a 5ª dose (3ª dose de reforço, com 120 dias completos depois da 4ª dose); 

Crianças de 3 e 4 anos de idade; 

Pessoas com 18 anos ou mais para a 4ª dose (2ª dose de reforço, com 4 meses completos após a 3ª dose); 

Crianças imunocomprometidas de 3 e 4 anos de idade; 

Pessoas que tomaram a vacina da Janssen: além da dose única, podem receber mais três outras doses. A primeira, 2 meses após a dose D / a segunda, após 4 meses do primeiro reforço/ e a terceira após 4 meses do segundo reforço; 

Adolescentes de 12 a 17 anos para a 3ª dose (1ª dose de reforço, com 4 meses completos após a 2ª dose), com ou sem comorbidades;

Gestantes (com prescrição médica) e puérperas; Pessoas privadas de liberdade;

Crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades; 

Crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidades;

Grupos remanescentes.


Encontrou algum erro? Entre em contato