ALAGOAS

Covid volta a preocupar a saúde pública por aumento de casos e óbitos

Boletim aponta 331 casos novos na semana com 5 mortes e outros 573 casos em investigação
Por Tamara Albuquerque 20/12/2023 - 14:01

ACESSIBILIDADE

Ascom/SMS Maceió
Maceió mantém vacinação contra a covid
Maceió mantém vacinação contra a covid

O aumento no número de casos confirmados de covid já preocupa profissionais da saúde e gestores da pasta no estado. Na última semana epidemiológica, que vai de 10 a 16 deste mês, foram registrados 331 casos da doença com 5 óbitos. Outros 573 pessoas estão entre os casos em investigação.

Segundo o o mais recente boletim epidemiológico da pasta da saúde em Alagoas, divulgado nesta segunda-feira, 19, o ano de 2023 já registra 4.865 casos confirmados de covid com 86 mortes pela doença. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) começa a fazer alerta sobre a necessidade de prevenção contra a doença nas festas de final de ano. Há temor que após esse período o número de pacientes aumente o que pode implicar em alta de internações e óbitos.

De 2020 até agora,  faixa etária com maior número de vítimas fatais por covid está entre 70 a 79 anos, sendo 762 mortes de pacientes do sexo feminino e 959 do sexo masculino.

Médicos infectologistas orientam para que as pessoas, além de evitar aglomerações em casos de sintomas gripais, mantenham a higienização cuidadosa das mãos com água e sabão ou álcool em gel a 70% (se ainda encontrar, pois o produto será retirado das prateleiras por determinação da Anvisa), use máscara em locais com aglomeração e, principalmente, complete o esquema vacinal.


Encontrou algum erro? Entre em contato