ELEIÇÕES 2020
Políticos de carreira têm resultados pífios nas urnas
Eleitores surpreendem candidatos sem dar o voto e marcam carreiras políticas com a derrota
No jogo eleitoral é uma estratégia dos partidos colocar pessoas pra disputar o pleito sem nenhuma chance de vitória, com objetivo único de fortalecer a legenda ou completar o número de vagas para um cargo. Mas este motivo não se aplica a um quantitativo generoso dos 598 candidatos que concorreram à Câmara de Vereadores de Maceió nestas eleições municipais 2020 e colheram resultados pífios.
Políticos de carreira, autoridades bem articuladas na sociedade, artistas, representantes de classes, entre outros perfis de candidatos, tiveram um desempenho inimaginável que pode significar o início da derrocada política para alguns. Em Alagoas, assim como foi registrado em quase todos os estados brasileiros, as abstenções, votos nulos e brancos foram os vencedores das eleições.
Em Maceió, 148.318 eleitores abstiveram-se do voto no último domingo, ou 25,04% do público esperado. No país foram 34,1 milhões ausentes de um total de 147 milhões de aptos a votar. Em muitos casos, as abstenções superaram os votos dos vencedores. Analistas asseguram que o recado das urnas é um basta! dos brasileiros que não querem a guerra ideológica e desejam respostas concretas para problemas reais.
Confira a matéria completa na edição impressa do jornal EXTRA nas bancas