ELEIÇÕES 2022

Próximo debate entre Lula e Bolsonaro será na sexta-feira 21, no SBT

Se um dos candidatos se ausentar, o debate pode virar entrevista
Por Tamara Albuquerque 17/10/2022 - 14:43
Atualização: 17/10/2022 - 15:33
A- A+
Reprodução/Band
Lula e Bolsonaro durante debate na Band
Lula e Bolsonaro durante debate na Band

O próximo debate entre os candidatos à Presidência neste 2º turno das eleições está marcado para a próxima sexta-feira, dia 21, a partir das 21h30, no SBT. O primeiro debate entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) aconteceu no domingo (16) pela TV Bandeirantes.

O evento de sexta, no SBT, será  promovido por um pool de veículos e terá quatro blocos. Em dois deles, Lula e Bolsonaro terão confrontos diretos, com réplicas, tréplicas e comentários. Nos outros, os candidatos devem responder perguntas de jornalistas. 

Até o momento apenas o presidente Bolsonaro confirmou presença. Lula ainda não se manifestou. Há outros dois confrontos entre os candidatos marcados para o dia 23 (na TV Record) e no dia 28 de outubro (TV Globo). É importante salientar que o candidato optando por não comparecer aos confrontos, o debate pode se transformar em uma entrevista.

Segundo explica o analista judiciário Jaime Barreiros, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), isso, contudo, não implica em a emissora de TV ou rádio disponibilizar o mesmo tempo ao postulante faltoso para uma sabatina com a mesma duração da entrevista originada do debate que não aconteceu.

“A ‘Lei das Eleições’, que é a lei 9504, no artigo 46, prevê que é obrigação da emissora que realiza o debate, convidar todos os candidatos habilitados. No  caso do segundo turno, se algum candidato faltar, pode realizar o debate sem a presença dele, de acordo com a Resolução do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] 23.610, sendo convertido em entrevista”, aponta Barreiros.


Encontrou algum erro? Entre em contato