CARNAVAL 2024

Beija-Flor fica em 8º com homenagem a Maceió como enredo; Viradouro é campeã

Viradouro conquistou seu terceiro título e Porto da Pedra é rebaixada
Por Bruno Fernandes 14/02/2024 - 17:40
Atualização: 14/02/2024 - 18:31
A- A+
Tania Rego/Agência Brasil
Desfile da escola de samba Beija-Flor, do Grupo Especial do carnaval carioca
Desfile da escola de samba Beija-Flor, do Grupo Especial do carnaval carioca

Nesta Quarta-feira de Cinzas o Carnaval do Rio de Janeiro de 2024 teve seu desfecho com o anúncio da escola de samba campeã. A Beija-Flor de Nilópolis ficou em 8º lugar com uma homenagem inédita a Maceió como enredo, enquanto o título foi conquistado pela Viradouro.relacionadas_esquerda

A Beija-Flor conquistou 268,5 pontos, enquanto o Viradouro desbancou as outras 11, com uma nota de 270 pontos, e se tornou a campeã do carnaval do Rio de Janeiro, pela 3ª vez.

Com 264,9 pontos, a Porto da Pedra foi pior colocada e, com isso, foi rebaixada para o Série Ouro, o equivalente à segunda divisão do Carnaval carioca.

Rás Gonguila

Rás Gonguila e o Bloco Carnavalesco Cavaleiro dos Montes

Pela primeira vez na história, a capital alagoana foi tema de um samba-enredo na Marquês de Sapucaí. A Beija-Flor trouxe para a avenida o enredo "Um Delírio de Carnaval de Maceió de Rás Gonguila", desenvolvido pelo carnavalesco João Victor Araújo.

O enredo contou a história de Rás Gonguila, também conhecido como Benedito dos Santos, um engraxate que teve papel fundamental no Carnaval de Maceió, fundando a agremiação Cavaleiro dos Montes na década de 1930.

R$ 8 milhões

A Beija-Flor de Nilópolis recebeu um investimento significativo da prefeitura de Maceió para trazer essa homenagem à capital alagoana. Um termo de fomento no valor de R$ 8 milhões foi formalizado em maio de 2023, visando incentivar a cultura local e o turismo na região. No dia 15 do mesmo mês, o acordo foi formalizado.

Juntos na Sapucaí: JHC e Arthur Lira com a Beija Flor

A prefeitura de Maceió destacou que o investimento não utilizou verbas de emendas parlamentares, mas teve como objetivo principal valorizar a história e a cultura da cidade, além de promover o turismo durante o Carnaval carioca.

Viradouro campeã

A escola de Niterói exaltou a ancestralidade e o matriarcado africano, encantando o público com um enredo sobre o culto ao vodum serpente, que teve origem na região do Daomé (atual República do Benim) e foi trazido para o Brasil.

Viradouro é a Campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2024

Desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, o tema passeou pela história, levando uma mensagem em defesa da liberdade de culto e do respeito entre as religiões.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato