ENTENDA

Psicóloga explica os benefícios da amizade para a saúde mental

Pesquisa de Harvard aponta os efeitos das relações sociais
Por Assessoria 30/07/2024 - 20:53

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Ter amigos faz bem para a saúde mental, aponta pesquisa
Ter amigos faz bem para a saúde mental, aponta pesquisa

Há um ditado popular que diz: "quem tem um amigo, tem tudo". Nesta terça-feira, 30, é celebrado o Dia Mundial da Amizade, vínculo que traz diversos benefícios para a saúde mental, segundo Irenilza Moura, psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica. A profissional explica o quanto essa relação pode fortalecer e fazer bem ao convívio social e à saúde.

As relações sociais fortalecem a sensação de bem-estar e trazem um suporte emocional necessário ao dia a dia. Isso é um fato comprovado em pesquisas realizadas anualmente pela Universidade de Harvard (EUA), desde 1938. A pesquisa revela que relações como a amizade ajudam a reduzir o estresse e influenciam na forma de lidar com desafios.

A psicóloga reforça essa visão que a pesquisa traz. “Ter amigos vai nos influenciar aonde vamos chegar, nas conquistas que teremos, pois quando se tem um amigo para compartilhar as emoções, os sonhos, e aquela pessoa é alguém que te motiva, isso te ajuda a superar desafios e a chegar em lugares que você não imaginava antes”, comenta a especialista. Segundo Irenilza é importante conquistar amigos em todas as fases da vida, pois somos biopsicossociais.

Ela afirma que esse vínculo traz aceitação, empatia, acolhimento e outros benefícios para o bem-estar psicológico. “Quando temos amigos nos sentimos amados, fortalecidos e motivados, além da liberarmos neurotransmissores, como a serotonina, popularmente conhecido como o 'hormônio da felicidade'”. Para a psicologia isso justifica-se como um estímulo a cobiçar os objetivos, já que há uma rede de apoio e incentivo dando suporte emocional.

“Em primeiro lugar é fundamental entender que é muito importante e necessário ter boas amizades, permitindo-se a enfrentar seus medos, pois muitas vezes há traumas e dores emocionais que te limitam”. A psicóloga enfatiza que é importante identificar quais as nossas limitações para assim procurar um profissional que possa ajudar a romper esses limites.


Encontrou algum erro? Entre em contato