CONCERTOS

Cofia lança projeto Temporada 2025 - Orquestra Filarmônica de Alagoas

Cooperativa dos Músicos da Orquestra Filarmônica de AL conta com apoio por meio da Lei Rouanet
Por Assessoria 24/01/2025 - 16:29
A- A+
Assessoria
Orquestra Filarmônica de Alagoas
Orquestra Filarmônica de Alagoas

A Cooperativa dos Músicos da Orquestra Filarmônica de Alagoas (Cofia) lançou o Projeto "Temporada 2025 - Orquestra Filarmônica de Alagoas - Série Allegro, Mundo e Didática”, que contempla a realização de 30 concertos gratuitos. O projeto é dividido em 10 concertos pela série Allegro - dedicada à música de concerto; mais 10 pela série Mundo - dedicada a fusões como forró, chorinho, samba e outros estilos musicais; e outros 10 concertos pela série didática - dedicada às escolas públicas de Alagoas.

Para que o projeto seja colocado em prática, a cooperativa precisa de patrocínios. Uma das formas de executá-lo é por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), que permite empresas proporcionarem essa vivência sem custos, pois todo o recurso, que é transferido para o projeto beneficiado, provém de uma parcela do imposto que o incentivador (patrocinador) já iria pagar ao Governo Federal.

Este ano, por meio da Lei Rouanet, a cooperativa será patrocinada pela cooperativa de crédito Sicoob. A abertura da temporada 2025 ocorrerá no dia 12 de março, no Teatro Gustavo Leite, no bairro do Jaraguá, na capital alagoana, com o concerto Cine Filarmônica. Em 2023, a cooperativa foi patrocinada, também através da Lei Rouanet, pela empresa Vale S.A. Com o incentivo, a orquestra fez apresentações gratuitas nas cidades de Maceió, Penedo e Arapiraca. A Filarmônica atraiu milhares de pessoas dos municípios escolhidos e de regiões próximas com um repertório clássico. “Ficamos impressionados com a chegada de ônibus de diversas cidades para assistir aos concertos. Vimos lágrimas e, acima de tudo, tivemos a certeza de que a Filarmônica está no coração do público. A música tem o poder de transformar vidas”, vibra o presidente da cooperativa, Rafael Matias.

Já no ano passado, a Cofia não conseguiu patrocínios pela Lei Rouanet, mas foi contemplada por incentivos em outros formatos. Ávila Produções, Armazém Anandda, restaurantes Sá Menina e Villa Farol foram os patrocinadores de 2024. A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) foi uma parceira institucional e por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), a cooperativa também recebeu apoios pontuais de empresas.


Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato