Comunicação
Filmaê: projeto de Alagoas é apresentado como destaque da Unesco
Jovens de Maceió produzem vídeos sobre políticas públicas e protagonizam a comunicação
O projeto Filmaê, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação de Alagoas (Secom) em parceria com o ONU-Habitat, foi apresentado nesta quinta-feira, 24, como uma das experiências de destaque da Semana Mundial da Unesco de Educação Midiática e Informacional, realizada em Cartagena, na Colômbia.
Durante o evento, o secretário de Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, defendeu que governos e cidadãos estejam mais próximos por meio de uma comunicação pública transparente e participativa.
O Filmaê reúne 24 jovens de comunidades populares de Maceió que produzem vídeos e peças sobre o impacto das políticas públicas em seus territórios. Eles foram selecionados entre os participantes do projeto Digaê! Juventudes, Comunidades e Cidade, também fruto da parceria entre o Governo de Alagoas e o ONU-Habitat.
Segundo Palhares, o projeto entrega à população o poder de contar, com liberdade, como o Estado transforma a realidade local. A Unesco considera o Filmaê uma iniciativa inovadora e replicável em políticas de educação midiática e formação de jovens comunicadores.
O oficial de projetos da Unesco no Brasil, Rafael Radke, elogiou o trabalho do governo alagoano. “É uma alegria poder aprofundar essa cooperação e estar mais próximos de iniciativas tão potentes, sobretudo para a população alagoana”, afirmou.
Palhares também destacou o Núcleo de Integridade da Informação, criado pelo Governo de Alagoas e reconhecido nacionalmente pelo enfrentamento à desinformação. O núcleo atua com checagem de fatos, educação midiática e uso responsável da inteligência artificial na comunicação pública.
A Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional é promovida pela Unesco e reúne governos e organizações de todo o mundo entre os dias 23 e 24 de outubro, em Cartagena. Neste ano, o tema é “Mentes sobre IA – Alfabetização Midiática e Informacional em Espaços Digitais”.



