CATAR 2022

Argentina derrota França e conquista terceira Copa do Mundo

Título foi decidido nas penalidades máximas no Lusail
Por Bruno Fernandes 18/12/2022 - 15:01
Atualização: 18/12/2022 - 15:11

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Twitter/seleção argentina
Messi abriu o placar do jogo em cobrança de pênalti
Messi abriu o placar do jogo em cobrança de pênalti

A Argentina é tricampeã mundial! Os hermanos conquistaram seu terceiro título de Copa do Mundo ao vencer na tarde deste domingo, 18, a França em disputa de pênaltis após empatar em 3 a 3 no tempo regulamentar e na prorrogação. 

Lionel Messi duas vezes e Angel Di Maria marcaram para a equipe sul-americana enquanto Mbappé descontou para a França em três oportunidades.

A primeira taça conquistada pela Argentina foi em 1978, no Mundial disputado no próprio país. Naquele torneio, a Argentina chegou a decisão contra a Holanda, umas das principais seleções do mundo nos anos 70. O outro título aconteceu em 1986, no México. E para chegar a decisão, a Argentina eliminou a Inglaterra com o famoso gol de Maradona, ‘La Mano de Dios’.

O jogo

O jogo foi tenso principalmente nos primeiros minutos do primeiro tempo, com entradas mais duras e erros de passes, sobretudo da França. Os europeus ensaiaram algum domínio, mas logo foram totalmente dominados pelos argentinos, comandados por Di María, de excelente atuação.

Aos 20, Di Maria cortou a marcação de Dembélé e foi ao chão. A arbitragem marcou um pênalti. Messi bateu com a categoria habitual e colocou a Argentina na frente: 1 a 0.

A mudança no placar não resultou em nova postura da França, que seguiu perdida em campo. E a consequência foi o segundo gol, aos 35, em uma aula de contra-ataque que resultou no gol de Di Maria.

Diante de uma equipe desnorteada, o técnico Didier Deschamps, fez duas trocas ainda antes do intervalo: tirou Dembélé e Giroud, colocou Thuram e Muani, mas não adiantou e a França pouco reagiu ao longo do jogo.

Segundo tempo

A Argentina permitiu que a França tivesse a bola na etapa final mesmo que o jogo parecesse morto e a final parecesse estar ganha, e aí a França, do nada, renasceu. O primeiro ato foi em um pênalti. Mouani disparou para cima de Otamendi e foi derrubado. Mbappé, aos 34, bateu forte, no canto, e descontou: 2 a 1.

O gol inflamou os franceses. E eles empataram aos 36. Coman desarmou Messi e acionou Rabiot, que tocou para Mbappé. O craque tabelou com Thuram e emendou de primeira para empatar em um golaço: 2 a 2.

Prorrogação e penalidades

Na segunda etapa da prorrogação, Messi marcou o segundo dele na partida. Faltando três minutos para o apito final, Mbappé marca de pênalti e deixa tudo igual. Nas penalidades, a Argentina marcou quatro vezes enquanto a França assinalou apenas duas.

Mbappé é artilheiro

Mbappé marcou um hat-trick na final da Copa do Mundo e chegou a oito gols nesta competição. Messi, campeão mundial ficou em segundo lugar com 7 gols assinalados nesta edição.

Última copa de Messi

Messi encerra sua última Copa do Mundo pela seleção da Argentina com o título, marcando gol na final e se tornando o maior goleador de todos os tempos da argentina em jogos oficiais da competição, com 12 marcados, ficando a frente de Batistuta (10), Maradona e Stabile (8) e Kempes (6).

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato