UNIVERSÍADE

Alagoano participa de jogos universitários na China sem disputar seletiva

Leandro Cabral é filho do presidente da CBDU, que agora é acusado de nepotismo
Por Redação 07/08/2023 - 20:21
Atualização: 07/08/2023 - 20:37
A- A+
Reprodução
Luciano Cabral (pai, à esquerda) e Leandro Cabral (filho, à direita)
Luciano Cabral (pai, à esquerda) e Leandro Cabral (filho, à direita)

O alagoano Leandro Cabral, filho do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, foi inscrito e disputou a competição de tênis da Universíade, que está sendo realizada na China, sem passar por nenhuma seletiva. O jovem perdeu três jogos por dois sets a zero (com parciais de 6/0 e 6/0). Luciano Cabral está sendo acusado de nepotismo, ao supostamente favorecer o filho. Luciano também é vice-presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), que organiza a Universíade.

O caso foi denunciado no Instagram por Neco Haddad, primo da tenista profissional Beatriz Haddad Maia. "Coitado do moleque que teve que jogar com ele [Leandro]. Essa é uma demonstração do descaso com o esporte universitário no Brasil", reclamou pela rede social.

Em simples, Leandro, que estuda no Centro Universitário Tiradentes (Unit) em Maceió, estreou perdendo para Henry Der Schulenburg, da Suíça, em uma bicicleta de duplo 6/0, anotando apenas seis pontos na partida toda, contra 48 do adversário.

A Universíade tem um torneio "de consolação", e Leandro voltou à quadra, mas perdeu de Lucky Candra Kurniawan, da Indonésia, por 6/0 e 6/0, em uma partida de 25 minutos de duração. Neste jogo, ele fez oito pontos. 

Em duplas, jogou ao lado de Jackson, em mais uma derrota por duplo 6/0. A dupla brasileira anotou um total de 13 pontos, em 61 jogados.

Além do filho do presidente, o Brasil levou mais dois tenistas para a competição, ambos vencedores das seletivas nacionais: Jackson Xavier e Tayná Mendes. Leandro Cabral não participou das seletivas. A CBDU divulgou em julho a convocação de Jackson e Tayná, campeões da seletiva nacional, mas não mencionou a presença de Leandro Cabral.

A mãe de Leandro e esposa de Luciano, Joelma Marinho, também já exerceu função de nutricionista na CBDU e no JUBs, os Jogos Universitários Brasileiros, principal competição organizada pela CBDU. Depois, a função foi exercida por Lis Marinho, sobrinha dela.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato