FUTEBOL

Meio-campista do CSA é suspenso após exame antidoping no ex-clube

Jogador foi flagrado por uso da substância proibida isometepteno quando estava no São José-SP
Por Redação 13/10/2024 - 10:55

ACESSIBILIDADE

Allan Max/ASCOM CSA
O volante Gustavo Nicola
O volante Gustavo Nicola

O meio-campista Gustavo Nicola, do CSA, foi suspenso até 1º de março de 2025 pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). A punição foi divulgada neste sábado, 12, pelo ge, que informou que o jogador foi flagrado por uso da substância proibida isometepteno, quando ainda atuava pelo São José-SP.

De acordo com a publicação, o nome de Nicola foi incluído na lista de suspensão definitiva da ABCD em 7 de outubro, mas a data exata do exame que detectou a substância não foi informada.

Em entrevista ao ge, Fernando Solera, coordenador da Comissão de Controle de Doping da CBF e médico oficial de Controle de Doping da FIFA e Conmebol, explicou que o jogador está proibido de frequentar o clube, inclusive para treinamentos, durante o período de suspensão. "O atleta foi suspenso por uso de isometepteno, que é uma das substâncias proibidas, e teve o nome publicado na lista pública de atletas suspensos da ABCD", afirmou Solera.

A assessoria de comunicação de Nicola informou que ainda aguarda a notificação oficial, mas revelou que o jogador declarou que o teste positivo ocorreu durante uma partida do Campeonato Paulista, provavelmente devido ao uso de um medicamento para dor de cabeça, a Neosaldina. O julgamento do caso está previsto para o próximo dia 16. Vale lembrar que o isometepteno é um dos compostos presentes na Neosaldina.

A substância ganhou destaque em discussões recentes, quando o jogador Endrick, que brilhou pelo Palmeiras e foi contratado pelo Real Madrid, se tornou embaixador da Neosaldina. O medicamento contém dipirona, cafeína e isometepteno, sendo este último listado pela Agência Mundial Antidoping (WADA) como proibido, devido ao seu efeito estimulante e vasoconstritor, conforme explicou Mateus Freitas Teixeira, cardiologista e médico do esporte, em uma publicação do ge de dezembro passado.

Histórico de Gustavo Nicola no CSA


Gustavo Nicola, de 25 anos, foi contratado pelo CSA após se destacar pelo São José-SP. O jogador estreou pelo Azulão no empate por 1 a 1 contra o Botafogo-PB, em partida válida pela nona rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, no Estádio Rei Pelé. Ele rapidamente ganhou a confiança do técnico Higo Magalhães e da torcida, participando de dez jogos pela equipe na Terceirona. Seu contrato foi renovado até 2025.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato