SAIBA USAR
Função no Instagram revela quantos viram seus posts
O Instagram possui recursos que permitem verificar o alcance das suas publicações. Muito útil para perfis profissionais, a funcionalidade mostra quantas vezes o post foi visto e por quantos usuários.
A rede social possui diferentes tipos de métricas: com a "impressão", é possível verificar quantas pessoas viram o seu post, sem diferenciar se ele foi visualizado mais de uma vez pelo mesmo usuário. Já a métrica "alcance" mensura somente o número de vezes que os posts são vistos, sem contar repetições de usuário. Sendo assim, quando uma publicação tem três impressões e dois de alcance, ela foi vista mais de uma vez por um usuário.
Os números podem ser consultados tanto para posts do feed quanto para Stories e vídeos postados no IGTV. O acesso a essa informação, no entanto, é restrito a contas comerciais, que acessam o Instagram Insights — área da rede social voltada para medir o sucesso de posts.
Confira um tutorial do TechTudo que ensina a acessar os dados de impressão nos diferentes tipos de publicação:
Geral: nesta opção, é possível ver os acessos da conta como um todo, somando as impressões dos Stories, feed e IGTV. Os dados estão disponíveis no seu perfil, no ícone de gráfico, que fica no canto superior direito da tela. Neste campo, você encontra todas as métricas.
Post: para saber as métricas de uma publicação específica, toque sobre o post que quer consultar, vá em “Ver informações” e arraste a tela para cima. A informação de impressão aparece por último na lista de dados.
Stories: vá até o Storie e arraste a tela para cima, como se fosse consultar quem viu o post. Clique no ícone do gráfico, no canto esquerdo. As impressões aparecerão na sessão de "Descoberta".
IGTV: para ter acesso à informação de visualização do IGTV, vá até a publicação e toque nos três pontinhos na barra inferior. Selecione “visualizar informações”. A informação aparecerá em “Visualizações”.