Sua casa

Ilumine sua casa com segurança e estilo: Guia completo para refletores

Os tipos de refletores externos para sua casa
Por Redação 16/08/2024 - 12:22

ACESSIBILIDADE

pexels.com
Reprodução
Reprodução

Os refletores externos com seus diferentes tipos de iluminação são usados para iluminar um terraço, um pátio, uma entrada de automóveis, mas também um portão ou um canteiro de flores. Funcionais e decorativos, os focos, os candeeiros de parede e os postes de iluminação contribuem para a segurança da casa e tornam os espaços exteriores habitáveis ​​e confortáveis ​​durante as noites.

Sobre a iluminação externa

A iluminação externa é essencial para desfrutar do seu jardim ou terraço ou para chegar com segurança à porta da frente ao anoitecer, acrescentando também um toque estético agradável à casa.

As luzes externas devem ser funcionais para realçar áreas específicas da casa ou jardim e devem iluminar confortavelmente o ambiente externo, evitando qualquer fenômeno de ofuscamento. Qualquer que seja o tipo de luminária que você escolher, lembre-se que um dispositivo de iluminação externa deve atender a determinados requisitos de prevenção da poluição luminosa e contam com vários tipos de lâmpadas diferentes, quanto custa um refletor vai depender do tipo de lâmpada que ele usa ou das funcionalidades que ele pode ter como sensor de movimento, opções de variar a iluminação e se ele conta com a tecnologia que faz uso da energia solar ou se faz uso da rede elétrica para iluminar. Dentre os tipos de lâmpadas que podem ter um refletor existem três tipos mais conhecidos que são as lâmpadas incandescentes, fluorescentes e as lâmpadas de LED.

Tipos de lâmpadas que podemos encontrar em refletores e luminárias

As lâmpadas são de vários tipos, ou seja, de diversas tecnologias. Abaixo você encontrará as três mais populares delas.

Incandescência

Uma lâmpada incandescente funciona passando uma corrente elétrica através de um filamento fino, que é aquecido até gerar luz. Eles são caracterizados por uma eficiência bastante baixa e considerável geração de calor. As lâmpadas incandescentes estão sendo gradualmente substituídas por lâmpadas economizadoras de energia, LEDs e outras novas tecnologias. De acordo com a regulamentação brasileira, as lâmpadas incandescentes são gradualmente eliminadas e substituídas por lâmpadas economizadoras de energia. Elas têm um baixo custo de compra e contam com um design clássico, porém podem consumir mais energia e aquecer mais o ambiente que ilumina.

Fluorescente

Uma lâmpada economizadora de energia é um tipo de lâmpada fluorescente. Muitos são projetados para substituir uma lâmpada incandescente e caber na maioria dos soquetes usados ​​para lâmpadas mais antigas. As lâmpadas economizadoras de energia geralmente consomem menos energia, duram mais e produzem a mesma quantidade de luz, mas custam um pouco mais. Como todas as lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas economizadoras contêm mercúrio, o que dificulta a sua eliminação. A vantagem de ter esse tipo de lâmpada é ter um baixo consumo de energia, mas às vezes ela pode ter uma estética não tão legal.

LED

Um LED é uma fonte eletrônica de luz. Os LEDs emitem luz através do movimento de elétrons em um material semicondutor. Duram muito tempo, não geram calor e não contém materiais nocivos. O consumo é excepcionalmente baixo. Pelas suas características, representa atualmente o tipo de lâmpada mais cómodo e recomendado, dado o seu baixo consumo e longa vida útil. Seu baixo consumo e a durabilidade são os fatores que mais agradam aos consumidores. Os refletores com lâmpadas de LED podem chegar a ser um pouco mais caros, porém, sua iluminação é de qualidade muito superior às demais.

Tipos de refletores

Se necessita de uma iluminação potente e localizada (um pátio, uma entrada, um terraço, etc.), precisa de se equipar com um refletor. Porém, existem muitos, de diferentes potências, tecnologias e designs. Hoje a tecnologia mais inovadora é a dos projetores LED, que são simultaneamente potentes e eficientes do ponto de vista da economia de energia . Você precisa saber que tipo de projeto de iluminação quer para sua casa para saber que tipo de refletor deve escolher, profissionais e arquiteto podem ser as pessoas mais recomendadas para lhe orientar se você estiver na dúvida de que tipo de iluminação fica melhor para sua propriedade. Já se você precisa iluminar um jardim se recomenda consultar alguém que entenda de paisagismo.

Refletor com sensores e configurações avançadas

Se você é daqueles que curte economia e conforto e sempre quer ter luz quando chega a sua varanda, terraço ou jardim, precisa investir em refletores que contem com sensor de movimento. Os sensores de movimento podem ser ativados se algo se mover no perímetro de alcance do refletor, atividade assim seu dispositivo de iluminação. Além de sensores de movimento, os refletores podem contar com outras configurações muito interessantes como tempo de iluminação após não identificar mais movimentos e limite de brilho quando o lugar já está iluminado ( ou seja ele não ligará quando a luz do dia está muito intensa.

Este tipo de projetor oferece iluminação autônoma e permite economia de energia. Também é possível associar o refletor a um interruptor manual, para fazê-lo ligar mesmo quando nada se move.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato