ATENÇÃO

Brócolis contaminado? Dois morrem e 17 ficam feridos após comer sanduíche

Autoridades investigam possível intoxicação por botulismo na Itália
Por Redação 13/08/2025 - 18:20
A- A+
Reprodução
Luigi Di Sarno, vítima que morreu
Luigi Di Sarno, vítima que morreu

Um sanduíche de brócolis e linguiça, vendido por um food truck na cidade de Diamante, na Itália, provocou a morte de duas pessoas e a intoxicação de 17, que precisaram ser internadas. Autoridades suspeitam que o brócolis contaminado tenha causado o surto de botulismo.

Segundo a imprensa italiana, as vítimas fatais são o músico Luigi Di Sarno, de 52 anos, e Tamara D'Acunto, de 45, que morreram na quarta-feira, 6, após apresentarem sintomas compatíveis com intoxicação por botulismo. O resultado das autópsias, iniciadas na terça-feira, 12, ainda aguarda confirmação.

O food truck onde o lanche foi comprado foi interditado. Todos os produtos foram apreendidos pela Vigilância Sanitária, e o Ministério Público conduz investigação sobre o caso.

Luigi Di Sarno passou mal enquanto dirigia de volta para casa durante uma viagem de férias com a família. Segundo sua irmã, Filomena, ele disse antes de morrer: “Comi um sanduíche, talvez não devesse ter feito isso, estou me sentindo muito mal. Estou morrendo. Não enxergo direito, não consigo engolir, estou com dores por todo o corpo. Não consigo respirar".

O botulismo é causado por toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum, que atacam o sistema nervoso, causando dificuldades respiratórias, paralisia muscular e podendo ser fatal em cerca de 10% dos casos. A infecção é rara e geralmente ocorre pelo consumo de alimentos contaminados, como o brócolis.


Encontrou algum erro? Entre em contato