Instabilidade global

Apagão na nuvem da Amazon: o que se sabe da pane que afetou o mundo todo

Falha na AWS atingiu mais de 500 empresas e causou instabilidade em diversos serviços
Por Larissa Cristovão - Estagiária sob supervisão 20/10/2025 - 18:47
A- A+
Reprodução
Diversos apps e serviços com problema após pane na AWS, da Amazon
Diversos apps e serviços com problema após pane na AWS, da Amazon

Uma falha na Amazon Web Services (AWS), divisão de computação em nuvem da Amazon, causou instabilidades em diversos sites e aplicativos ao redor do mundo nesta segunda-feira, 20. O problema, registrado inicialmente por volta das 4h11 (horário de Brasília), impactou mais de 500 empresas, incluindo gigantes como Sony, Natura, United Airlines, Booking, Perplexity e Fortnite.

Conforme a própria Amazon, a falha se concentrou na região US-EAST-1, onde está localizado o principal datacenter da AWS, no norte da Virgínia (EUA). A companhia informou que investiga o aumento nas “taxas de erro e latência” em vários de seus serviços.

A situação começou a apresentar melhora por volta das 8h, mas instabilidades voltaram a ser relatadas no início da tarde. Perto das 14h, o site Downdetector, que monitora quedas de plataformas online, voltou a registrar um pico de reclamações sobre falhas na AWS.

Serviços afetados

A falha atingiu aplicações e sites de diferentes setores, de streaming e jogos a bancos e e-commerces. Entre os serviços afetados estão:

  • Prime Video
    Alexa
    Zoom
    Duolingo
    Fortnite
    HBO
    Mercado Livre
    Mercado Pago
    Signal
    Roku
    Roblox
    Clash Royale
    Clash of Clans
    Coinbase
    PicPay
    Trello
    Claro
    Banco do Brasil
    OLX

O que é a AWS?

A Amazon Web Services é a plataforma de serviços em nuvem da Amazon, responsável por fornecer infraestrutura para armazenamento, hospedagem de sites, bancos de dados e ferramentas de inteligência artificial.

Criada inicialmente para uso interno, a AWS tornou-se uma das maiores provedoras do mundo, competindo com o Microsoft Azure, o Google Cloud, a Oracle e a IBM.

Durante o apagão desta segunda, a própria Amazon relatou “taxas de erro significativas” em seu sistema de banco de dados DynamoDB, usado por empresas que precisam processar grandes volumes de informações em alta velocidade. Mais de 90 produtos da AWS chegaram a apresentar algum tipo de falha ao longo do dia, segundo dados da própria companhia.

Até as 17h, parte dos serviços havia sido restabelecida, mas a normalização completa ainda estava em andamento.


Encontrou algum erro? Entre em contato