ATENTADO
Polícia alemã desarma aparato explosivo perto de mercado natalino em Potsdam
Especialistas desarmaram um aparato explosivo nesta sexta-feira encontrado próximo a um mercado natalino ao ar livre na cidade alemã de Potsdam, próxima a Berlim, informou a polícia local em publicação no Twitter.
A Alemanha está em alerta máximo para possíveis ataques militantes, quase um ano após um militante islâmico tunisiano roubar um caminhão, matar o motorista, e então jogar o veículo contra um mercado natalino na região central de Berlim, matando 11 pessoas.
Em Potsdam, a polícia isolou a área incluindo o mercado após receber alerta de que um objeto suspeito havia sido entregue para uma farmácia.
“A suspeita (de um aparato explosivo improvisado) foi confirmada”, informou a polícia no Twitter.
Detalhes adicionais não estavam imediatamente disponíveis. “Ainda está sendo investigado exatamente o que o objeto suspeito é”.
O jornal Potsdamer Neueste Nachrichten relatou que a farmácia alertou a polícia após receber um pacote medindo 40 centímetros por 50 centímetros que possuía fios e peças eletrônicas suspeitas.
O jornal de Potsdam informou que a polícia foi alertada por volta das 14h30, no horário local. A polícia anunciou no Twitter cerca de três horas depois que o objeto havia sido desarmado.
Mercados natalinos abriram na Alemanha na segunda-feira, no começo da temporada de celebrações, fortificados com equipes de segurança e barreiras de concreto para proteger consumidores.
A Alemanha possui cerca de 2.600 mercados natalinos, repletos de árvores de Natal e barracas de madeira vendendo pratos típicos, bebidas e artesanatos.