catolicismo
Saiba o nome verdadeiro do papa Francisco, morto aos 88 anos
Ao assumir o papado, é tradição que o líder da Igreja Católica escolha um novo nome
O Vaticano confirmou, na manhã desta segunda-feira, 21, a morte do papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, aos 88 anos. O pontífice faleceu às 7h35 (horário de Roma), após um agravamento em seu estado de saúde. A causa oficial da morte não foi divulgada.
"Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja", diz o comunicado emitido pelo Vaticano.
Francisco vinha se recuperando de um grave quadro respiratório que o manteve hospitalizado por 37 dias entre fevereiro e março deste ano. Apesar da fragilidade, o papa participou neste domingo (20), da tradicional bênção de Páscoa na Praça de São Pedro, onde saudou fiéis reunidos para a celebração.
Primeiro pontífice nascido na América Latina, Bergoglio foi eleito em 2013, tornando-se o 266º papa da Igreja Católica e o primeiro a adotar o nome Francisco — uma referência a São Francisco de Assis, símbolo de humildade e compromisso com os pobres.
A escolha de um novo nome é uma tradição entre os papas desde o século VI. O costume teve início com o papa Mercúrio, que decidiu adotar o nome João para se distanciar de sua identidade pagã, alinhando-se à fé cristã. Assim como seus antecessores, Bergoglio deixou para trás o nome de batismo ao assumir o papado, em sinal de seu novo papel como sucessor de São Pedro.