SAÚDE
Papa Francisco: veja o que causou a morte do pontífice
Durante a celebração da Páscoa, cerca de 35 mil pessoas estiveram na Praça São Pedro
O papa Francisco morreu nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos, informou o Vaticano. Jorge Mario Bergoglio sofria de uma doença pulmonar crônica e vinha se recuperando de um quadro de pneumonia bilateral. Ele havia feito uma aparição pública no domingo, 20, durante a Páscoa.
O pontífice não celebrou a missa do domingo de Páscoa, função que foi assumida pelo cardeal Angelo Comastri. Francisco apareceu apenas para conceder uma bênção à multidão reunida na Praça São Pedro, no Vaticano.
Desde sua alta hospitalar, em 23 de março, Francisco havia feito poucas aparições públicas. Ele não participou das solenidades da Sexta-Feira Santa e do Sábado Santo, conforme já indicado na programação litúrgica do Vaticano.
Durante a celebração da Páscoa, cerca de 35 mil pessoas estiveram na Praça São Pedro, decorada com flores doadas pelos Países Baixos. O papa saudou a multidão com a frase “Irmãos e irmãs, feliz Páscoa!”, antes de se retirar.
Francisco nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires. Foi o primeiro papa vindo das Américas. Seu papado foi marcado por tensões internas na Igreja Católica e posicionamentos sobre questões sociais e econômicas.