catolicismo
Quem é o arcebispo do Nordeste que pode votar para escolher o novo papa
Normas determinam que apenas cardeais com menos de 80 anos podem participar da votação
Com o falecimento do Papa Francisco nesta segunda-feira, 21, a Igreja Católica inicia os preparativos para o Conclave — o processo sigiloso que definirá o novo líder da Igreja. Entre os 138 cardeais com menos de 80 anos aptos a votar, segundo o Vaticano, sete são brasileiros.
As normas canônicas determinam que apenas cardeais com menos de 80 anos podem participar da votação. Dos oito cardeais brasileiros atualmente vivos, apenas um está fora desse critério. Os demais já estão na lista de eleitores e devem embarcar para Roma nos próximos dias.
Quem são os cardeais brasileiros aptos a participar do Conclave
Dom Sérgio da Rocha, 65 anos – Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador.
Dom Jaime Spengler, 64 anos – Arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dom Odilo Scherer, 75 anos – Arcebispo de São Paulo.
Dom Orani João Tempesta, 74 anos – Arcebispo do Rio de Janeiro.
Dom Paulo Cezar Costa, 57 anos – Arcebispo de Brasília.
Dom João Braz de Aviz, 77 anos – Arcebispo emérito de Brasília.
Dom Leonardo Ulrich Steiner, 74 anos – Arcebispo de Manaus.
Quem está fora do Conclave
O único brasileiro impedido de votar é Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida, que tem 87 anos. Apesar disso, ele será convidado a integrar o Colégio dos Cardeais durante os encontros prévios à eleição, onde são tratados temas urgentes da Igreja.
O início oficial do Conclave deve ocorrer em até 20 dias, período estipulado pelas normas do Vaticano após a vacância da Sé Apostólica. Até lá, os cardeais-eleitores devem chegar a Roma para uma série de reuniões preparatórias conhecidas como Congregações Gerais, onde serão debatidas diretrizes e expectativas para o futuro da Igreja Católica.