PROGRESSO SOCIAL
Maceió é a terceira pior capital para se viver, revela estudo
Em relação aos estados, Alagoas aparece na 20ª posiçãoMaceió foi classificada como a terceira pior capital brasileira para qualidade de vida, de acordo com um estudo divulgado pelo jornal O Globo nesta quarta-feira, 3.
Conforme o estudo, que usou dados do Índice de Progresso Social (IPS), que avalia o bem-estar da população com base em mais de 300 indicadores, a capital alagoana aparece em 25º lugar entre as 27 capitais avaliadas, ficando à frente apenas de Macapá (AP) e Porto Velho (RO).
O estudo, coordenado por Beto Veríssimo, não se baseia em indicadores econômicos tradicionais como PIB, mas sim em aspectos como expectativa de vida, taxas de homicídio, poluição e acesso à educação superior.
Segundo Veríssimo, o objetivo é medir efetivamente a qualidade dde vida das pessoas, independentemente dos investimentos municipais.
Para o IPS não interessa quanto o município investe. Queremos saber o resultado, saber se no final do dia as pessoas estão vivendo melhor. Nem sempre a cidade com maior renda tem melhor qualidade de vida - explica Veríssimo.
Entre as melhores colocadas no ranking estão as cidades planejadas, com Brasília (DF) ocupando a primeira posição. Em nível estadual, Alagoas ficou na 20ª posição geral, enquanto São Paulo, Santa Catarina e Paraná lideraram respectivamente.
Veríssimo ressaltou que o IPS não considera renda como indicador direto, mas consegue refletir desigualdades sociais. Cidades como Teresina, João Pessoa e Aracaju foram citadas como exemplos de distribuição eficiente de serviços públicos, enquanto Maceió e Rio de Janeiro enfrentam desafios significativos de desigualdade social.