TRANSPORTE PÚBLICO
Qual é a diferença entre VLT e BRT, anunciado pela Prefeitura de Maceió?
Novo sistema será destinado a atender mais de 600 mil pessoas na cidadeNesta sexta-feira, 5, a Prefeitura de Maceió anunciou a construção de um novo sistema de transporte público, o BRT (Bus Rapid Transit), destinado a atender mais de 600 mil pessoas na cidade. Mas a final, qual a diferença do BRT para o VLT, já presente na capital alagoana?
VLT (Veículo Leve sobre Trilhos):
— É um sistema de transporte que utiliza trilhos, geralmente elétricos, para deslocar os passageiros.
— É semelhante a um bonde moderno, porém mais leve e com menor capacidade de passageiros em comparação aos trens
— Costuma ter paradas mais frequentes e pode operar tanto em vias exclusivas quanto compartilhadas com o tráfego de veículos.
BRT (Bus Rapid Transit):
— É um sistema de ônibus de alta capacidade e eficiência, projetado para oferecer serviços rápidos, frequentes e confortáveis.
— Usa vias exclusivas ou faixas prioritárias para os ônibus, permitindo maior velocidade e pontualidade em relação ao tráfego geral.
— As estações são maiores e mais estruturadas do que as paradas de ônibus comuns, oferecendo acesso rápido e fácil aos passageiros.
O BRT Maceió terá 14 km de faixa exclusiva no principal corredor de transportes, abrangendo as avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. As faixas exclusivas serão posicionadas à esquerda das vias, junto ao canteiro central, facilitando o fluxo contínuo dos ônibus.
Todos os veículos do BRT Maceió serão climatizados e equipados com a tecnologia Euro-6, que reduz a emissão de gases poluentes em até 80%, um alívio para o meio ambiente.
Situado às margens da Avenida Lourival de Melo Mota, o Terminal de Integração do BRT Maceió - Eustáquio Gomes será o centro administrativo do sistema. O equipamento será o principal ponto de partida para as viagens com destino ao Centro, Trapiche da Barra e à Ponta Verde. Serão 23 mil m² de área total e 600 m de plataforma útil.