TRANSPORTE PÚBLICO

Mais de 20 estações e 14km; o que é BRT e como vai funcionar em Maceió

Novo sistema de transporte público tem investimento de mais de R$ 2 bilhões
Por Redação com Secom Maceió 05/07/2024 - 13:33

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Secom Maceió
Novidade foi anunciada pelo prefeito JHC por meio de suas redes sociais
Novidade foi anunciada pelo prefeito JHC por meio de suas redes sociais

O sistema de transporte público de Maceió, que atende mais de 600 mil pessoas, será modernizado com a implementação do BRT (Bus Rapid Transit). Com um investimento de mais de R$ 2 bilhões, o objetivo é melhorar a agilidade, conforto e velocidade dos deslocamentos na capital. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada na manhã desta sexta-feira, 5, pelo prefeito JHC (PL-AL).

O BRT Maceió terá 14 km de faixa exclusiva no principal corredor de transportes, abrangendo as avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. As faixas exclusivas serão posicionadas à esquerda das vias, junto ao canteiro central, facilitando o fluxo contínuo dos ônibus.

Como vai funcionar o BRT

Linhas principais: O sistema contará com nove linhas principais, saindo dos terminais de integração Eustáquio Gomes, Benedito Bentes, Clima Bom e Chã da Jaqueira.

Linhas alimentadoras: Serão 63 linhas alimentadoras, programadas para atender todos os bairros da cidade.

Estações: Durante o percurso, os ônibus passarão por todas as 23 estações do BRT.

Intervalo entre viagens: O intervalo médio entre as viagens será de 5 minutos, garantindo menor tempo de espera.

Deslocamento: O usuário sairá do bairro em uma das alimentadoras, desembarcará e seguirá para a estação equivalente ao seu ponto de parada.

"Com o BRT, o usuário do transporte público em Maceió terá sua experiência otimizada", afirmou André Costa, diretor-presidente do DMTT. Os passageiros terão um veículo à disposição a cada 5 minutos, melhorando a eficiência do sistema e reduzindo o tempo de espera.

Ônibus "geladinho"

Todos os veículos do BRT Maceió serão climatizados e equipados com a tecnologia Euro-6, que reduz a emissão de gases poluentes em até 80%, um alívio para o meio ambiente.

O acesso aos ônibus nas estações será feito pelo lado esquerdo, sem a necessidade de degraus, pois o piso dos coletivos é nivelado com o piso da estação, possibilitando que todos tenham sua entrada facilitada.

Em 2026, 80% do sistema estará climatizado, o equivalente a 266 veículos com ar-condicionado. Em 10 anos, todos os ônibus de Maceió serão climatizados, um total de 440 ônibus Euro-6, com ar condicionado, sendo 182 no BRT e 258 nas linhas alimentadoras. Um investimento em frota de R$1.062 bilhão.

Terminal do Eustáquio Gomes e Estações

Situado às margens da Avenida Lourival de Melo Mota, o Terminal de Integração do BRT Maceió - Eustáquio Gomes será o centro administrativo do sistema. O equipamento será o principal ponto de partida para as viagens com destino ao Centro, Trapiche da Barra e à Ponta Verde. Serão 23 mil m² de área total e 600 m de plataforma útil.

O equipamento contará com tecnologia de ponta, câmeras de videomonitoramento, telões informativos para que os usuários consigam visualizar seus respectivos veículos, além do Centro de Controle Operacional, linhas de fibra óptica dedicadas ao BRT, equipamentos e softwares, toda tecnologia para tornar o sistema ainda mais prático.

Além do terminal, o sistema contará com 23 estações, distribuídas pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Cada estação será equipada com telas e painéis informativos, mostrando o tempo de chegada dos ônibus.

O acesso será feito com validador, por catracas e pelas entradas acessíveis para PCDs. Todas as estações ficarão à esquerda da via, junto ao alinhamento do canteiro central. O sistema contará ainda com os pontos de parada para as linhas alimentadoras.

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