TRANSPORTE ESCOLAR

Justiça suspende proibição de ônibus escolares municipais em Maceió

Veículos da Localine foram proibidos por não apresentarem condições mínimas de segurança
Agência Brasil
Veículos da empresa Localine estavam proibidos de circular com alunos em Maceió
Veículos da empresa Localine estavam proibidos de circular com alunos em Maceió

A Justiça de Alagoas atendeu ao pedido da Prefeitura de Maceió e suspendeu a liminar que proibia a circulação de veículos da empresa Localine. A decisão, proferida nesta sexta-feira , 21, autoriza a retomada do transporte escolar com liberação gradual dos ônibus que forem aprovados em vistoria pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), dentro do prazo de 15 dias.

A suspensão da liminar foi concedida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargador Fábio José Bittencourt Araújo. A prefeitura argumentou que a proibição afetaria a continuidade do serviço público e traria prejuízos aos estudantes, incluindo dificuldades de acesso à escola e impacto na segurança alimentar.

"Embora reconheça a importância da segurança no transporte escolar, entende que a decisão liminar, na forma como foi proferida, causa grave lesão à ordem social e administrativa, comprometendo a continuidade de um serviço público essencial, a segurança alimentar e o acesso à educação de milhares de alunos, especialmente aqueles residentes em áreas mais afastadas e em situação de vulnerabilidade social", diz trecho do documento.

No pedido, o município alegou ainda que já havia firmado um compromisso de não autorizar a circulação de veículos sem condições adequadas. O acordo previa que o DMTT assumiria a vistoria dos ônibus, permitindo a operação apenas dos veículos regularizados.

A liminar inicial, concedida na quinta-feira, 20, atendia a um pedido do Ministério Público de Alagoas (MPAL) e da Defensoria Pública (DPE). Os órgãos justificaram a solicitação com base em denúncias de que ônibus da Localine estariam transportando alunos sem atender aos requisitos de segurança.

A decisão que agora suspende a proibição destaca que a paralisação completa do transporte escolar afetaria principalmente alunos de baixa renda e poderia gerar instabilidade no calendário letivo. O município seguirá obrigado a apresentar o relatório das vistorias no prazo estipulado, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

"Permitir a liberação gradual dos veículos vistoriados pela DMTT parece medida mais razoável e proporcional à necessidade de garantir o direito fundamental à educação por meio do transporte escolar adequado e em conformidade com as normas de segurança.", diz o desembargador.

Leia a nota da prefeitura de Maceió na íntegra:

O transporte escolar para os estudantes da rede pública municipal de Maceió volta a funcionar normalmente a partir desta segunda (24) pela manhã, com segurança aos alunos. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) destaca que a licitação para nova contratação dos serviços está avançada, com o edital publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 21. A Prefeitura está trabalhando para entregar a Maceió a melhor e mais moderna frota escolar do Nordeste.


Encontrou algum erro? Entre em contato