Agência Brasil
Eventuais decretos locais não valem para todo o país
A Arquidiocese de Maceió esclareceu, na tarde desta quinta-feira, 9, que a Igreja Católica não promoveu nenhuma mudança nas regras que regem as cerimônias de casamento. O comunicado foi feito após a circulação de notícias falsas nas redes sociais, que alegavam modificações significativas no rito matrimonial.
Em entrevista, o padre Rodrigo Rios, sacerdote da Arquidiocese, explicou que os rumores podem ter surgido após alguma diocese brasileira publicar um decreto disciplinar interno, o que pode ter causado confusão e levado à disseminação da informação incorreta.
“Não houve mudança na regra universal para cerimônias de casamento na Igreja Católica. Para isso acontecer, o Vaticano precisaria publicar novas diretrizes e isso não ocorreu. O que pode ter acontecido é alguma diocese alterar medidas disciplinares locais, e isso acabou se espalhando”, afirmou o padre.
O sacerdote reforçou ainda que, em Alagoas, não houve qualquer alteração nas normas para a realização de casamentos católicos.
“A gente segue as mesmas regras do Vaticano, que são universais. Se houver mudanças futuras, quando o Vaticano publicar novas diretrizes, nós seguiremos”, concluiu.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.