Vigilância Sanitária

30 toneladas de alimentos impróprios são apreendidas em Maceió em 2025

Fiscalizações resultaram em apreensões, interdições de estabelecimentos e ações educativas
Por Larissa Cristovão - Estagiária sob supervisão 24/12/2025 - 20:45
A- A+
SMS Maceió
Funcionário da Visa durante interdição da clínica odontológica no Clima Bom
Funcionário da Visa durante interdição da clínica odontológica no Clima Bom

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, ao longo de 2025, aproximadamente 30 toneladas de alimentos perecíveis e não perecíveis estragados ou impróprios para o consumo durante fiscalizações realizadas em estabelecimentos da capital alagoana. A ação integra um conjunto de medidas adotadas pelo órgão para reduzir riscos à saúde da população e garantir maior segurança aos consumidores.

Com atuação voltada para a prevenção e educação sanitária, a Visa desenvolveu, ao longo do ano, diversas iniciativas para intervir em irregularidades e promover saúde e qualidade de vida. Entre as ações realizadas estão capacitações, fiscalizações de rotina, apreensões de produtos irregulares e interdições de estabelecimentos que descumpriram normas sanitárias.

Somente em 2025, o órgão promoveu 200 capacitações em Boas Práticas Sanitárias, alcançando cerca de 16 mil pessoas.

Durante as fiscalizações, além das apreensões de alimentos impróprios, a Vigilância Sanitária realizou 26 interdições de estabelecimentos, incluindo cozinhas de buffet, hamburguerias, laboratórios, sushis, postos de atendimento de passaporte, farmácias e clínicas médicas, odontológicas e veterinárias.

“O objetivo da Visa é garantir produtos e serviços seguros e de qualidade. Para isso, contamos com a ajuda da população, que tem cooperado, apoiando e reconhecendo o nosso trabalho. Já avançamos muito, mas ainda há um longo caminho pela frente, pois educar o consumidor para identificar alimentos de qualidade é um processo contínuo”, destacou o chefe especial da Visa, Airton Santos.


Encontrou algum erro? Entre em contato