"RASTREIO"
Operação mira revenda de celulares em Alagoas e mais 10 estados
Ação ocorre em 11 estados com 132 mandados voltados para crimes de furto
A Polícia Civil de Alagoas participou nesta segunda-feira, 17, de ação que mirou um esquema de desbloqueio e revenda de celulares roubados. A operação ocorreu em 11 estados e teve 132 mandados voltados para crimes de furto, roubo e receptação de aparelhos.
Em Alagoas, houve cumprimento de ordem judicial em Arapiraca, no Agreste. As ações também ocorreram no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Pará, Rondônia e Alagoas, com foco no desmonte de um esquema de desbloqueio e retorno de aparelhos ao mercado.
A coordenação ficou com a Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Propriedade Imaterial do Rio de Janeiro, com apoio de Polícias Civis e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Senasp.
As investigações começaram após a prisão de um suspeito que atuava no desbloqueio remoto de aparelhos e ofertava cursos online, o que levou à identificação de uma rede de usuários e repassadores em vários estados.
Mandados foram cumpridos contra pessoas que buscavam desbloqueios e forneciam celulares subtraídos. Houve foco também em comércios que recolocavam aparelhos no mercado para dar aparência de regularidade.
A apuração apontou uso de celulares desbloqueados para acesso a dados bancários de vítimas, com abertura de contas e obtenção de empréstimos.
A Operação Rastreio integra ações da Polícia Civil do Rio de Janeiro e de outros estados. Desde o início das medidas, mais de 10 mil celulares foram recuperados, 2.800 devolvidos e mais de 700 pessoas presas.



