BODYCAM
Governo de Alagoas inicia cotação para comprar câmeras corporais para PM
Maceió e Arapiraca estão incluídas no investimento de R$ 9,7 milhões
O Governo de Alagoas abriu nesta segunda-feira, 29, procedimento para cotação de preços visando a compra de câmeras corporais para uso pelas forças de segurança do estado. A medida integra política pública financiada com recursos federais e marca o início do processo de contratação do sistema.
O investimento previsto é de R$ 9,7 milhões, repassados ao estado em março de 2025 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os valores fazem parte do Projeto de Câmeras Corporais da Secretaria Nacional de Segurança Pública, conforme registros oficiais.
O aviso de cotação AMGESP nº 254/2025 formaliza a etapa administrativa para aquisição da tecnologia. Alagoas integra o grupo de nove estados selecionados por atender critérios técnicos de armazenamento de imagens e protocolos de uso da força.

A implantação prevê uso dos equipamentos por unidades operacionais da Polícia Militar em municípios com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Censo 2022. Maceió e Arapiraca estão incluídas na etapa inicial de aplicação do projeto.
Unidades especializadas, como Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM), não estão contempladas neste momento.
A previsão apresentada anteriormente durante reunião realizada em maio entre Ministério Público de Alagoas (MPAL) e o Alto Comando da Polícia Militar indicava a utilização de 600 câmeras até novembro de 2025, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, mas o prazo acabou não sendo cumprido.
Além dos equipamentos individuais, o projeto inclui a criação de um centro de monitoramento. A estrutura contará com 12 computadores, cujo financiamento ficará a cargo do Estado de Alagoas.



