ELEIÇÕES

Renovação da bancada federal por Alagoas pode atingir os 50%, avalia analista político

Por Arthur Fontes 20/09/2022 - 17:45
Atualização: 20/09/2022 - 18:03
A- A+
Bruno Fernandes
Alfredo Gaspar, ex-secretário estadual de Segurança Pública, seria um dos eleitos
Alfredo Gaspar, ex-secretário estadual de Segurança Pública, seria um dos eleitos

O analista político Marcelo Bastos, em entrevista ao EXTRA, nesta terça-feira, 20, previu a possibilidade da metade da bancada dos deputados federais por Alagoas ser renovada nestas eleições.

Isso significa que daqueles que tentam se reeleger, nem todos terão suas cadeiras garantidas na Câmara, em Brasília, em 2023.  

Marcelo Bastos, analista político
Marcelo Bastos, analista político

Segundo Bastos, os nomes que terão a maior chance de reeleição são: o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP); Isnaldo Bulhões (MDB); Marx Beltrão (PP); e Nivaldo Albuquerque (REP). 

Já entre os nomes de possíveis estreantes na Câmara por Alagoas estariam: Gustavo Lima (PSD), Dr. JHC (PSB), Luciano Amaral (PV), Rafael Brito (MDB), Fábio Costa (PP) e Alfredo Gaspar (UB). 

Tereza Nelma (PSD), Pedro Vilela (PSDB)), Paulão (PT) e Severino Pessoa (MDB) também fazem parte da disputa pela reeleição. 

"Logicamente, ainda faltam 12 dias para eleições e temos muitos indecisos. Vamos aguardar o desenrolar", concluiu Bastos.

Números

Em Alagoas, mais de 180 candidatos apresentaram seus nomes na Justiça Eleitoral para concorrer a uma das nove cadeiras de deputado federal reservadas ao Estado.

Com o fim das coligações partidárias, um partido precisará atingir 170.000 votos para eleger um deputado federal.

De acordo com a nova reforma eleitoral, a sigla que não atingir esse quociente poderá eleger um candidato com as sobras de vagas, com base na regra 80% (partido) e 20% (candidato).

Publicidade

Continua após a publicidade





Encontrou algum erro? Entre em contato