NÃO CAIA NESSA!
Vídeo confunde eleitor sobre validação de voto na urna eletrônica

Um vídeo que circula nas redes sociais causou confusão ao afirmar que a mensagem de alerta “Confira o seu voto”, exibida na parte inferior da urna eletrônica logo após o término da digitação do número da candidata ou candidato, poderia anular o voto do eleitorado. Segundo o autor da gravação, os dizeres com letras pequenas induziriam a eleitora ou eleitor ao erro para que a tecla “Confirma” fosse pressionada antes do prazo.
Fato ou Boato?
O eleitor que gravou o vídeo deturpa uma nova funcionalidade instalada nas urnas eletrônicas em 2022. A partir destas eleições, o equipamento liberará a confirmação do voto, ou seja, o botão verde “Confirma”, um segundo após o preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. O mesmo vale tanto para os votos em branco e quanto para corrigir algum dígito.
A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o “Pilili” característico por um período mais longo. O vídeo, portanto, distorce informações sobre uma medida criada pela Justiça Eleitoral para estimular que o eleitor faça a conferência do seu voto.
Também é possível testar a funcionalidade por meio do simulador de votação na urna eletrônica para as Eleições Gerais de 2022, que conta o tempo a mais para confirmação do voto. Treinando na ferramenta com antecedência e observando como funcionará esse intervalo para verificar o voto, o eleitor contribuirá para reduzir o tempo de espera nas filas das seções eleitorais.
Publicidade