BRASÍLIA

Lira pode votar amanhã PL para pressionar institutos de pesquisa

Posicionamento ocorre depois de institutos de pesquisas errarem de forma grosseira o 1º turno
Por Bruno Fernandes 10/10/2022 - 09:20
Atualização: 10/10/2022 - 09:25
A- A+
Bruno Fernandes
O presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira
O presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pretende votar até terça-feira, 11, o projeto para pressionar os institutos de pesquisa. Há várias propostas nesse sentido, inclusive para criminalizar eventuais divergências entre os levantamentos e o resultado eleitoral.

Na pauta do plenário há 33 itens. Entre eles, medidas provisórias (MPs) que podem perder o prazo de vigência até o segundo turno da eleição presidencial. A pauta será confirmada por Lira após reunião com os líderes partidários.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), Arthur Lira faz coro ao candidato à reeleição, que atacou os institutos após ter uma votação superior, no primeiro turno, à prevista pela maior parte das pesquisas. Bolsonaro teve 43,2% dos votos válidos ante 48,4% de Lula.

O posicionamento dele ocorre depois de institutos de pesquisas errarem de forma grosseira, e em até 15 pontos, o resultado das urnas do primeiro turno da disputa presidencial entre Jair Bolsonaro e Lula.

As eleições gerais no Brasil em 2022 aconteceram no último dia 2 de outubro, para o primeiro turno, sendo que o segundo turno ocorrerá em 30 de outubro. Em Alagoas, além da decisão para a presidência da República, disputam o cargo de governador Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (UB).

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato