NOVO GOVERNO

Lula anuncia ministros e comandantes das Forças Armadas nesta sexta-feira

Presidente eleito vai nomear os ministros da Fazenda, Casa Civil, Justiça e Segurança Pública, Defesa e Relações Exteriores.
Por Redação com agências de notícias 09/12/2022 - 08:03
A- A+
Reprodução
Lula em discurso na COP-27
Lula em discurso na COP-27

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve anunciar na manhã desta sexta-feira (9) os primeiros escolhidos para comandar ministérios em seu terceiro mandato. O presidente eleito vai nomear os ministros da Fazenda, Casa Civil, Justiça e Segurança Pública, Defesa e Relações Exteriores.

Na última semana, Lula tinha dito que já tinha "na cabeça" 80% dos ministros que nomearia, mas que só divulgaria esses nomes após ser diplomado presidente eleito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – o que vai acontecer na próxima segunda-feira (12). Mas, para evitar especulações, resolveu adiantar o processo. Além de nomear os ministros, Lula também vai anunciar os três comandantes das Forças Armadas de seu governo.

Segundo o jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, petistas próximos a Lula confirmaram que os escolhidos para comandar o Exército, a Marinha e a Aeronáutica estão entre os mais antigos de cada tropa. São eles:

Exército: general Júlio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e construção; é o mais antigo da tropa, com 63 anos;
Aeronáutica: tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica; é o mais antigo da tropa, com 63 anos;
Marinha: almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha; é o segundo mais antigo da tropa.

Os nomes dos três futuros comandantes devem ser anunciados por Lula após a confirmação de que o ex-ministro do TCU José Múcio Monteiro será o seu ministro da Defesa.


Encontrou algum erro? Entre em contato