SEM SIGILO
Itamaraty libera lista dos convidados da festa na posse de Lula
Pasta havia imposto sigilo aos dados em pedido de Lei de Acesso à Informação.
O Ministério das Relações Exteriores voltou atrás e liberou a lista com os convidados para a posse do presidente Lula, que aconteceu em 1º de janeiro deste ano no Palácio Itamaraty.
A pasta havia imposto sigilo aos dados em pedido de Lei de Acesso à Informação.
A justificativa do Itamaraty para se negar os dados é que as informações, supostamente, poderiam “colocar em risco a segurança do presidente e vice e dos respectivos cônjuges e filhos”.
Quem decidiu esconder as informações públicas sobre a festa foi o Ministério das Relações Exteriores, que negou pedido de Lei de Acesso à Informação (LAI) feito pela revista Veja. Após a negativa, dada à revista Veja, o Metrópoles fez outro pedido, mas desta vez via assessoria de imprensa.
“Conforme amplamente veiculado, no evento deste ano verificou-se a visita do maior número de delegações estrangeiras desde os Jogos Olímpicos de 2016. Foram ao todo 73 comitivas estrangeiras, além de quase 80 representantes do Corpo Diplomático em Brasília […] A lista de convidados para o evento em apreço tem caráter reservado”, afirmou o Itamaraty em resposta ao pedido da Veja. Nesta quarta-feira o Metrópoles divulgou os nomes.